SANTA CEIA

Por Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

     Este estudo visa apresentar na sua síntese o ritual da Santa Ceia bíblica, conforme o exemplo seguido pela Igreja Primitiva, após a exortação do Apóstolo Paulo.

O PÃO DA PÁSCOA
     A lei e os profetas apresentava no seu bojo, a justificação através das "OBRAS" (Lv. 18:5), cujas promessas eram apenas de cunho material e para os israelitas. Portanto na celebração da Páscoa, se determinava que "o pão", um dos ingredientes daquele ritual fosse "ASMOS" (sem fermento).
"Sete dias comereis pães: Ao primeiro dia tirareis O FERMENTO DAS VOSSAS CASAS; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel." Êx. 12:15.

O PÃO DA SANTA CEIA NO N.T. PARA A IGREJA
     Algumas denominações de nossos dias, acreditam que O PÃO DA SANTA CEIA deve continuar sendo sem fermento; mas isto não procede, pois o Evangelho de Cristo, agora atua trazendo uma nova proposta de justificação; não mais segundo “as obras da lei”; mas, pela "FÉ" (Ef. 2:8); seguido de ritual simbólico, até que venha o Senhor

O EVANGELHO NOS ISENTA DA LEI
    Cristo nos mostrou claramente a excelência de atuação do poder de Deus, para A IGREJA, agora sob o Evangelho.

-Em Jope, o Senhor mandou o Apóstolo Pedro, matar e comer animais descido em um vaso como um lençol, que segundo a lei eram ilícitos de se comer, pois eram: COMUNS E IMUNDOS (At. 10:10-16). Porém, agora sob o Evangelho, já haviam sidos PURIFICADOS (At. 10:15) pelo Senhor.

-Jesus, curou no sábado. Mt. 12:9-13 – Jo. 9:6-14.

-O Senhor, mandou o paralitico CARREGAR SUA CAMA em pleno sábado. Jo. 5:8-9.

-O Senhor, não proibiu seus discípulos de COLHER ESPIGAS, também no sábado (Mt. 12:1-2). Tudo isso, era terminantemente proibido pela lei do Sinai, com penalização para o israelita infrator (Lev. 7:25 a 27 – 11:43). No entanto, Cristo na cruz, derrubou estas e outras barreiras de separação, pelo Evangelho.
"Na sua carne desfez a inimizade, isto é A LEI DOS MANDAMENTOS QUE CONSISTIA EM ORDENANÇAS..." Ef. 2:15.


O PARTIR DO PÃO:
"E, quando comiam, Jesus tomou O PÃO, e, abençoando-o, O PARTIU, E DEU AOS DISCÍPULOS, e disse: Tomai e comei isto é o meu corpo." Mt. 26:26

     As denominações evang/cristãs, além de não oferecer nenhuma refeição antes da celebração da Santa Ceia, e de não cumprir o mandato do Senhor DO LAVA PÉS (Jo. 13:14) após ela, em nome da economia, mudaram também por conta própria, o partir do pão, que era em "PEDAÇOS", para parti-lo em “MIGALHAS”; e ainda têm a hipocrisia de chamar sua celebração, de SANTA CEIA DO SENHOR.

VINHO OU SUCO DE UVA?
     O vinho sempre esteve presente entre os israelitas nas três principais celebrações da lei...
"E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas e por ovelhas, E POR VINHO E POR BEBIDA FORTE, e por tudo o que te pedir a tua alma: Come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te tu e tua casa" Dt. 14:26.

     Porém, A TRADIÇÃO TEOLÓGICA, já mudou por conta própria o ingrediente "VINHO" para “SUCO DE UVA”, implantando na Santa Ceia do Senhor, um símbolo, uma tradição INEXISTENTE sem nenhum registro, mandamento ou menção d’ele na Bíblia. 
    Ao passo que, Jesus como o verdadeiro israelita, celebrou A PÁSCOA com “VINHO” (Mt. 26:29); "E NÃO COM SUCO DE UVA"; ensinado erroneamente pelas teologias evang/cristã de nossos dias.

Nota: Queremos aqui louvar o zelo com entendimento de nossos irmãos da Congregação Cristã, neste particular; pois ainda hoje em seu meio,  celebram a Santa Ceia, com o mesmo ingrediente do Evangelho: O VINHO; embora, pequem quanto ao número da celebração da Santa Ceia anual, imposta pela sua Denominação, que empata com A PÁSCOA JUDAICA (que era também, uma vez por ano). ao passo que, sob o Evangelho, "TUDO" deve "EXCEDER" a lei e os profetas (Mt. 5:20), no mínimo, duas, ou mais vezes.

A CONTRADIÇÃO TEOLÓGICA:
     A maioria das denominações evang/cristãs pós-modernas, por um lado creem que o sangue de Cristo, tem poder para purificar pela fé "O PÃO COM FERMENTO" servido nas suas Santa Ceias (o que é correto). porém, por outro lado, não creem que o mesmo sangue, pela mesma fé, pode purificar também, O MESMO VINHO ALCÓOLICO SERVIDO NA SANTA CEIA. Que absurdo!!!

     Porém, biblicamente, a purificação pelo SANGUE DE CRISTO, alcança "TODAS AS COISAS", quer seja nos céus, quer seja na terra (Cl. 1:20); todas as figuras da lei e os profetas (proibidas ou não); inclusive agora, sobre "O PÃO COM FERMENTO", sobre O VINHO, sobre O NOSSO PECADO, ETC...
"De sorte que era bem necessário que AS FIGURAS DAS COISAS que estão no céu (pelo Evangelho) ASSIM SE PURIFICASSEM..." Hb. 9:23.

O CÁLICE:
     Na última Ceia, o Senhor consagrou UM SÓ CÁLICE, para ser tomado entre todos os seus 12 Apóstolos.
"E, tomando O CÁLICE, e dando graças, deu-lho, dizendo: BEBEI (DELE) TODOS.
Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados". Mt. 26:27-28.

O Apóstolo Paulo, também ensinou que a Igreja deveria se servir de UM SÓ CÁLICE.
"Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, E BEBA (DESTE) CÁLICE."I Co. 11:28.

Nota: Os Evangelhos de uma forma geral, se refere ao CÁLICE DO SENHOR no singular, e não no plural (cálices - S), como ensinam erroneamente os meios teológicos de nossos dias. Em momento algum, vemos a Escritura mandar a Igreja celebrar a Santa Ceia, EM VÁRIOS COPOS; muito menos ainda, com OS MINÚSCULOS COPINHOS DE PLÁSTICOS, conforme a pratica das Denominações Evang/cristãs de nossos dias.
Aliás, o Apóstolo Paulo, deu uma lição nos israelitas da sua época, os quais também, baseados numa interpretação mal feita, conjugavam “NO PLURAL”, uma promessa estritamente “NO SINGULAR”, acrescentando um “S” a mais, num verso de Gálatas; com isso, torciam um mandamento de Deus, feito exclusivamente NO SINGULAR.
 “Ora as promessas foram feitas à Abraão E A SUA POSTERIDADE, não diz: E AS POSTERIDADES, como falando de muitas (S ?), mas como DE UMA SÓ: A tua posteridade, que é Cristo”. Gal. 3:16.

O BANQUETE ANTES DA SANTA CEIA:
     Antes da consagração do pão e do vinho, a Igreja Primitiva participava “primeiro” de uma BOA REFEIÇÃO (sem a obrigação de cordeiros, pães asmos, ervas amargas, da lei, etc...), "diferente" da Páscoa israelita.
“Semelhantemente também, DEPOIS DE CEAR, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue: Fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.” I Co. 11:25.

A REFUTAÇÃO TEOLÓGICA
     A maioria teológica rebate dizendo que ficaria inviável e oneroso para os cofres da Igreja, num ajuntamento acima de mil pessoas, para custear tal refeição antes da celebração da Santa Ceia. Porém, é interessante essa desculpa, pois, não vemos as Lideranças cristãs, pondo esta mesma dificuldade para  recolher os dízimos e s ofertas de mil pessoas, ou mais!!!

PAULO COLOCA ORDEM NA IGREJA DE CORINTO
     Além dos gentios novos convertidos da Igreja Primitiva de Corinto serem dados antes ao vinho; havia também os judeus convertidos que tinha semelhante costume do uso do vinho, já por cerca de 14 séculos nas três festas judaicas (Dt. 14:26). Portanto, estes também, pensavam que podiam SE EMBRIAGAR na SANTA CEIA DA IGREJA, como na celebração da Páscoa.

     Diante do costume de participar de UMA CEIA, antes da celebração da SANTA CEIA MEMORIAL, os irmãos de Corinto exageravam, se embriagando nessa primeira refeição (Mt. 26:26-29 – Mc. 14:22), perdendo completamente a noção da celebração da Santa Ceia posterior. Enquanto que era e é, preciso sobriedade, para participar da Ceia memorial da morte de Jesus. Isto levou o Apóstolo Paulo, a exortar a conduta desenfreada dos irmãos de Corinto; pois uns se EMBRIAGAVAM e outros COMIAM MUITO, deixando em falta os demais irmãos que chegavam mais tarde no culto. 
“De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Porque, comendo, cada um toma ANTECIPADAMENTE A SUA PRÓPRIA CEIA; e assim um tem fome e outro EMBRIAGA-SE.” I Co.11:20-21

     Em face disso Paulo, mais tarde mencionou na sua carta de aos Efésios, dizendo que o Cristão "NÃO PODIA SE EMBRIAGAR COM VINHO, mas, se encher do ESPÍRITO:
“E não vos embriagueis “COM VINHO”, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. Efe. 5:18.

     Depois, ele também determinou, que O BISPO DA IGREJA, não fosse DADO AO VINHO (I Tm. 3:2-3); porém, o mesmo Paulo, não radicalizou isto, como fazem a maioria das igrejas neo-testamentárias, pois  ele próprio abriu exceção, mandando seu discípulo Timóteo "BEBER VINHO", por causa das suas frequentes enfermidades estomacais (I Tm. 5:23). 
     Noutra oportunidade, ele disse para OS DIÁCONOS, não serem dados "A MUITO VINHO". I Tm. 3:8.

     Portanto, como nós não costumamos pregar "MEIAS VERDADES" como fazem as Teologias pós-modernas; mostramos aqui, que em relação ao vinho; Paulo teve duas atitudes bíblicas: Por um lado, ele não teve autoridade para desfazer a Palavra do Senhor que havia dito:
"O que contamina o homem NÃO É O QUE ENTRA NA BOCA, mas o que sai da boca isso é o que contamina o homem". Mt. 15:11.

     Por outro lado, ele próprio deixou esta decisão, para cada Cristão adulto na fé, que já alcançou O DOMÍNIO PRÓPRIO.
"Todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS AS COISAS ME CONVÉM: Todas as coisas me são lícitas, MAS EU NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA". I Co. 6:12.

O NÚMERO DE SANTAS CEIAS AO ANO
     A Santa Ceia, deve ser celebrada no mínimo "DUAS VEZES AO ANO", para cumprimento da justiça de Deus, estabelecida no Evangelho, que sempre tem que "EXCEDER" a justiça da lei anterior, conforme ensinou Jesus:
“Porque vos digo: que, SE A VOSSA JUSTIÇA NÃO EXCEDER a dos escribas e fariseus de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mt. 5:20. 

"Porque TODAS AS VEZES que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” I Co. 11:26.

O EXAGERO DAS DENOMINAÇÕES NEO-TESTAMENTÁRIAS:
     As teologias pós-modernas, exageram no cumprimento deste ritual, impondo Santas Ceias mensais. Já outras denominações, usam isso, para controlar os dízimos mensais dos irmãos fieis, proibindo os membros “NÃO DIZIMISTAS” daquele mês, participar da Ceia do Senhor; que é outro grande absurdo feito pelos religiosos em nome de Jesus. 
     Sem contar que, todas as Denominações, usando o verso abaixo, obrigam seus obreiros a participarem das Santa Ceias mensais, através duma espécie de lavagem cerebral feita antes da celebração, intimando a Igreja e os obreiros a participarem da celebração:
“...Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos”.  Joa. 6:53.

Porém, 12 Santas Ceias ao ano, atrelada a obrigação de 12 participações delas, tem gerado mais condenação, tanto para os membros, quanto para os obreiros duma Igreja, do que propriamente a comunhão com o Corpo de Cristo.

OS OBREIROS QUE PARTICIPAM DA CEIA, DESPREPARADOS
     No caso dos obreiros, boa parte deles, para aparentar aos seus líderes e a Igreja, que estão em comunhão com o Senhor, são induzidos a participar da Santa Ceia, sem estarem preparados naquele dia. Assim, a sua Denominação acaba negando-lhes O LIVRE ARBÍTRIO dado pelo próprio Evangelho, para o cristão “ESCOLHER,” se ele está apto ou não a participar da Santa Ceia, naquele dia.
"EXAMINE-SE POIS O HOMEM A SI MESMO, e assim coma deste pão, e beba deste cálice."
Porque o que come e bebe indignamente, COME E BEBE PARA A SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO, não discernindo o corpo do Senhor." I Co. 11:28-29.

CONCLUSÃO:
      Rogamos ao Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que conceda aos que estão em eminência nas igrejas, mais temor e fidelidade com a sua Palavra, não ensinando meias verdades, senão, A PLENA VERDADE DO EVANGELHO!!!

"Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, ACHAR SERVINDO ASSIM.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens." Mt. 24:46-47


Jaime e Júlio



34 comentários:

  1. Caro Ancião Paulino Graça e Paz,

    Obrigado pelas tuas palavras de incentivo em meio a uma avalanche de críticas, advindas dos que querem mascarar a verdade.

    No tocante à distribuição de "cálices" ao invés de um só p/ todos, veja amado irmão, isso não implica na salvação, senão "NOS GALARDÕES" para o salvo. Diante disso ao que quer galgar melhor coroa no Reinos, no tempo que se chama hoje, esse tal, deve cumprir ao Evangelho de Cristo, o máximo da sua essência!

    Veja prezado, se isso não fosse importante, o Senhor Jesus não seria tão taxativo, nos detalhes do ritual da Santa Ceia: "SE SABEIS ESTAS COISAS, bem-aventurados sois se as fizerdes". Joa. 13:17

    Ele apenas repetiu, o mesmo que já havia dito antes, aos seus discípulos:

    "Vós sereis meus amigos, SE FIZERDES O QUE EU VOS MANDO". Joa 15:14

    Aliás, em virtude de tantas mudanças, tantas interpretações, tantos jogos de cintura, para não se cumprir o óbvio, o rudimento da Palavra de Deus, que Jesus fez a seguinte pergunta:

    “Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura ACHARÁ FÉ NA TERRA?” Luc 18:8

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Tem muita gente se engasgando com um mosquito e engolindo sapos que sao bem maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente meu caro! Os primeiros a engolir sapo, são as Lideranças Teológicas, os nobres Doutores Bacharéis da Teologia, os vulgos eruditos, que se intitulam mestres da Palavra de Deus. Veja os sapos engolidos por eles, os quais empurram de goela abaixo na Igreja leiga.

      -A Saudação Assembleiana anti-biblica de paz do Senhor (?)... quando Jesus ensinou para a igreja a saudação, “Paz seja convosco” (Luc. 10:5 – Jo. 20:19 – 20:26).

      -Recado de Deus (?)...Quando a Escritura afirma que a Palavra, “é a mensagem de Deus” (Jo. 1:5).

      -Sonhos de Deus (?)...Quando a Escritura afirma, que “não tosquenejará e nem dormirá o guarda de Israel” (Sal. 121:4).

      -Dízimo de 10% da lei, p/ a Igreja (?)...Quando Jesus a ensinou, maneira superior dela dizimar sob seu Evangelho (Mat. 5:20).

      -Arrebatamento da Igreja em duas fases (?)... Quando Jesus disse, que viria somente mais uma vez (Jo. 14:3).

      -Arrebatamento da Igreja, a qualquer momento (?)...Quando Paulo disse que, esse momento ocorrerá somente “nos dias da última trombeta” (1Cor. 15:51-52).

      -Uma Grande tribulação de apenas 7 anos (?)...Quando a Escritura afirma que ela será três vezes mais que isso – 21 anos (Exo. 12:18).

      -A Igreja não passará pela Grande tribulação (?)...Quando Daniel (12:1-2), Jesus (Mat. 24:29), Paulo (2 Tes. 2:1 a 3), e João (Apoc. 7:14), ensinaram que Ela passará sim, pela Gr. tribulação.

      -A Igreja será arrebatada para o céu (?)...Quando todos os profetas bíblicos do A.T. e do N.T. afirmaram que a Igreja será levada para Sião, em Jerusalém (Isa. 35:10 – Ez. 34:12-13 – Zac. 8:7-8 – Heb. 12:22 – Apoc. 14:1).

      Estes e muitos outros acréscimos das Escrituras, foram infiltrados sutilmente no meio do cristianismo, os quais pessoas leigas como você, tem aceitado como verdades; porém, sem nenhum fundamento bíblico!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu só queria saber como vcs chegam à conclusão de que se tem que tomar todos num cálice só, se o próprio Senhor disse para beber DO cálice e não NO cálice?

    Qual o fundamento bíblico? Não vale trazer tradições da igreja primitiva, pois tradição por tradição, a igreja católica está cheia, até mesmo porque ela se considera acima da própria bíblia.

    ResponderExcluir
  5. Olá anônimo,
    Pra você que não enxergou o Evangelho apresentado, acima, confundindo-o com a tradição de homens, aqui está a resposta:
    "E, tomando O CÁLICE (e não cálices) e dando graças, deu-lho, dizendo: BEBEI DELE (e não deles) TODOS.
    Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados". Mt. 26:27-28.

    Agora, se o colega puder nos dar alguma base bíblica, mostrando que Jesus celebrou a Ceia COM VÁRIOS CÁLICES; ou que Ele tomou "SUCO DE UVA", na última Ceia; ou que o Senhor, antes do partir o pão, não participou de um refestelado banquete; por favor me mostre, livro, capitulo e versículo NO TEU EVANGELHO!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. DIGO A VOCÊS QUE POUCO IMPORTA SE JESUS FEZ USO DE UM OU MAIS CÁLICES;O QUE REALMENTE IMPORTA É QUE O REAL SIGNIFICADO DA CEIA DO SENHOR; É A PROVA DA INTIMA COMUNHÃO QUE ELE TEM PARA CONOSCO E CADA UM DE NÓS PARA COM ELE; POR FAVOR SENHORES NÃO PERCAM TEMPO COM ISSO OU AQUILO;É MELHOR GANHARMOS VIDAS PRA JESUS E ELE SER GLORIFICADO!!!
    DEUS ABENÇOE OS DOIS EM CRISTO JESUS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo anônimo, para quem é refém do evangelho do homem, pouco importa entender o Evangelho de Cristo nos mínimos detalhes. Porém, para quem quer respeitar Ele, a questão é óbvia:
      "1Ped. 4:11 - "Se alguém falar, FALE SEGUNDO AS PALAVRAS DE DEUS..."

      Excluir
  7. Eu estou achando que o autor acima gosta de tomar um alcoozinho de vez em quando.
    Se o tal autor pensa que Jesus tomava esse vinho desdobrado no seu tempo ele esta totalmente equivocado,pois eu já viajei muito para o sul do País,de onde eu trazia o mais puro suco de uva que tinha que ser tomado com moderação para não se embriagar.Vamos deixar essa tolice de lado e vamos servir ao Senhor com um coraçao puro e deixarmos as tradições de lado que para nada serve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pr. Jesus de Faria,

      Se vc. viaja para o sul ou não, isto pouco importa. Porém, quero que me mostre onde está na Bíblia, livro, capitulo e versículo afirmando que Jesus “TOMOU SUCO DE UVA” em Caná da Galileia ou na Santa Ceia???

      A minha Bíblia afirma que em Caná, o Senhor transformou água EM VINHO.
      Detalhe: Na festa havia multidões de beberrões Judeus, se Jesus transformasse água em vinho, eles jamais teriam elogiado a transformação DO ÚLTIMO VINHO. (Joa. 2:10).

      Como também, na última Ceia, Jesus abençoou O VINHO, fruto da vide (Mat. 26:17 a 30), e não suco da vide. Isto foi mais um acréscimo das Escrituras, feito pelas teologias politiqueiras pós-modernas, tais como:
      -A Saudação Assembleiana anti-biblica paz do Senhor???
      -Recado de Deus???
      -Sonos de Deus???
      -Dízimo de 10% p/ a Igreja.
      -Arrebatamento em duas fases???
      -Jesus pode vir a qualquer momento???
      -A Igreja não passará pela Grande tribulação???
      -A Igreja vai morar no céu???

      Estes e muitos outros acréscimos das Escrituras, foram infiltrados sutilmente no meio do cristianismo, os quais, pessoas leigas como você, tem aceitado como verdades bíblicas; porém, sem nenhum fundamento bíblico!

      Excluir
  8. Boa Noitee!
    Até onde sei o dito cujo "vinho" na época de Jesus tinha um tempo certo a ser feito para não ser alcoolico, deixo minhas palavras para sua pesquisa...
    Tem uma passagem que fala: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Ef 5:14-20
    Outra coisa, também até onde sei, a ceia do Senhor na igreja primitiva era celebrada toda semana, deixo a pergunta, seria errado todo dia, todo mês, todo ano?
    O Senhor tem muitos apriscos não esqueçamos disto
    Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. João 10:16
    Somos salvos pela graça em Cristo Jesus, que nos comprou a um alto preço...
    Só pela sua misericórdia ele nos alcança, se não não consegue-riamos!
    Deus abençoe-nos e nos guie no caminho apertado da Salvação!!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Samira...

    Primeiro: Você precisa saber que: Deus é fiel até num jota ou num til de tudo que está escrito na sua Palavra (Mat. 5:18), dentro de seu contexto bíblico (Jo. 5:39); porém, Ele não é fiel, em interpretações torcidas, baseadas em historialismos, segundo pesquisas de homens.

    Segundo: Você precisa saber que: A fé vem do ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rom. 5:17). Se houvesse, algum registro bíblico afirmando que os israelitas, tomavam “suco de uva”, ou vinho não alcoólico”, nós já estaríamos fazendo isto há muito tempo, nas Ceias da nossa Igreja.
    Aliás: Aonde está escrito que Noé, se embebedou com suco de uva ou com “vinho não alcoólico”? Porventura ele não se embebedou, porque tomou vinho com alto teor alcoólico (Gen. 9:21)? Aceite a verdade, querida!

    -Teria algum nexo o sacerdote Eli pensar que Ana estaria embriagada, se o vinho tomado pelos israelitas, fosse suco de uva, ou “não alcoólico”? Pelo contrário, (1Sm. 1:13-14).

    -Onde está escrito que o noivo de Canaã da Galiléia, serviu aos convivas, suco de “uva ou vinho não alccólico”? Antes, os convivas (grande parte gentios) elogiaram o vinho transformmado por Jesus, a segunda rodada baseada na primeira do “vinho alcoólico” (Jo. 2:10).
    Continua...

    ResponderExcluir
  10. SAMIRA: Outra coisa, também até onde sei, a ceia do Senhor na igreja primitiva era celebrada toda semana, deixo a pergunta, seria errado todo dia, todo mês, todo ano?

    O que você precisa saber é que: Depois do chamado de Paulo, temporariamente a igreja primitiva se separou em duas Lideranças: Pedro e Paulo.
    Pedro, Tiago e João, eram Apóstolos da circuncisão, e ainda 17 anos depois do Pentecostes, eles ensinavam os Judeus em Jerusalém, um evangelho rudimentar (mistura de lei e Graça); ou seja: Um evangelho judaizante. Guardavam sábados, não comiam carne impura, não se ajuntavam com os gentios, circuncidavam, continuaram a celebrar a páscoa, etc...
    Nesse tempo, a igreja primitiva ainda celebrava a Santa Ceia rudimentar, conforme o exemplo pascoal mostrado pelo próprio Jesus (Jo. 13:15 a 17), uma vez ao ano (aliás, a Congregação Cristã, celebra esse tipo de Santa Ceia, até hoje).
    Já Paulo, Apóstolo da incircuncisão (gentios) ensinavam na Macedônia, a Santa Ceia com rituais diferentes, baseada no Evangelho da revelação (Gal 1:12), que ele recebeu no céu (2Cor 12), 17 anos depois de sua conversão (Gal. 1:18 e 2:1). Na ocasião, Paulo desceu à Jerusalém para anunciar a nova os Apóstolos da circuncisão (Gal. 2:1-2 - leia toda a carta aos Galátas); afim de que, eles deixassem “OS RUDIMENTOS DA DOUTRINA DE CRISTO”, e seguissem até “À PERFEIÇÃO” (Heb. 6).

    Continua...
    Graças a maravilhosa revelação recebida por Paulo, é que hoje, não temos em nossas igrejas evang/cristãs, um evangelho judaizante, pregado no início, por Pedro, Tiage João.
    Portanto, 17 anos depois do Pentecostes, Paulo a celebrava semanalmente, ou segundo a oportunidade do momento, pois era mister ensinar aos novos convertidos gentios, a terem comunhão com o Corpo de Cristo. Mesmo porque, a maioria deles, Paulo jamais os tornaria a ver novamente; pois, estavam de passagem ou a negócios nas várias cidades da Macedônia onde Paulo pregava; além das dificuldades financeiras da época, que os povos dominados pelos romanos tinham, para voltarem às cidades que Paulo pregava.
    No tocante da possibilidade da celebração da Ceia todos os dias, todos os meses...Até que seria viável, se a Igreja estivesse “MADURA – PRONTA ESPIRITUALMENTE”. Porém, isto é um processo que somente acontecerá sobre a última geração da Igreja, no tempo do sétimo Selo (Apoc. 8), onde haverá a separação do joio, do trigo (Mat. 13:49).

    ResponderExcluir
  11. SAMIRA: O Senhor (tem muitos apriscos) não esqueçamos disto Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. João 10:16.

    Olha aqui, o perigo das interpretações particulares de textos isolados. O Senhor “não disse que tinha muitos apriscos”, pelo contrário: Ele disse que tinha outras ovelhas “que não eram do seu aprisco”; porém, as tiraria de lá para introduzi-las “NO SEU ÚNICO APRISCO – UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR”. Capitt???

    SAMIRA: Somos salvos pela graça em Cristo Jesus, que nos comprou a um alto preço... Só pela sua misericórdia ele nos alcança, senão não conseguiríamos! Deus abençoe-nos e nos guie no caminho apertado da Salvação!!

    Desculpe te contrariar novamente, mas a confirmação da nossa salvação, está ainda lá na frente. Hoje, todo o cristão é participante da salvação, apenas “PELA FÉ” (Efe. 2:8).
    “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam (idem a salvação), e a prova das coisas que se não veem”. Heb. 11:1.

    Abraços,
    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime e Julio, dá uma explicação melhor que a nossa salvação é pela fé ou só pela fé que vcs querem dizer?

      Excluir
    2. A Paz caro Ademir...
      Claro que a nossa salvação “PELA FÉ ou “POR MEIO DA FÉ” no Filho de Deus (Efe. 2:8). Porém, você precisa entender que, “A FÉ” faz parte do processo da crença do cristão, desdobrada em três etapas: 1- início, 2- meio e 3-fim.
      Assim, diante de Deus, não é imputado aquele que inicia seus primeiros passos NA FÉ, e nem aquele que vive boa parte da sua vida NA FÉ; mas, sim, aquele que perseverar até ao fim NA FÉ, esse é que será salvo. (há casos extras de salvação, como o ladrão na cruz, etc... Em que, não houve longo tempo para a obediência).

      1- NO INÍCIO DA FÉ DO CRISTÃO: Ele recebe o direito de “ENTRAR” na Graça de Deus.
      “Sendo pois justificados PELA FÉ, temos paz com Deus, por nosso senhor Jesus Cristo,
      Pelo qual também, TEMOS ENTRADA PELA FÉ A ESTA GRAÇA, na qual estamos firmes, e nos gloriamos NA ESPERANÇA da Glória de Deus”. Rom. 5:1-2.

      2- O TEMPO DA OBEDIÊNCIA DA FÉ: Não mediante as obras da lei (os dez mandamentos, estatutos e juízos), MAS, MEDIANTE O EVANGELHO DE CRISTO.
      “Jesus dizia aos judeus que criam nele: SE VÓS PERMANECERDES NA MINHA PALAVRA, verdadeiramente sereis meus discípulos”. Jo. 8:31.

      “E, se invocais por Pai aquele que sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, ANDAI EM TEMOR DURANTE O TEMPO DE VOSSA PEREGRINAÇÃO”. 1Pe. 1:17.

      Lembre-se Ademir: Ter FÉ, CRER em Jesus, implica OBEDECÊ-LO; se não fosse assim, os demônios também teriam a mesma esperança de salvação, pois eles também creem, todavia, NÃO OBEDECEM AO SENHOR.
      “Tu crês que há um só Deus: fazes bem: TAMBÉM OS DEMÔNIOS CRÊEM, e estremecem” Tg. 2:19.

      3- PERSEVERAR NA FÉ ATÉ AO FIM DA VIDA:
      “Mas aquele QUE PERSEVERAR ATÉ AO FIM SERÁ SALVO”. Mat. 24:13.
      Nota: As teologias de ramo Calvinistas, tais como (Assembléia de Deus, Batistas, etc...) que apresentam alguns versos avulsos sobre a doutrina DA FÉ, afirmando que todo aquele que crê em Jesus, já está salvo. Porém, não é o que diz o contexto DA DOUTRINA DA FÉ, em suas três etapas, mostradas acima.

      Abraços,
      Jaime e Júlio

      Excluir
  12. paz seja contigo, o que se dá a entender qdo o sr.Jesus diz para beber do cálice, seria algo semelhante a dizer que o cálice, é o novo testamento no sangue dele, se percebe que o sr. une duas coisas em uma única, é como o caso deste exemplo: Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está; muitas coisas nas escrituras qdo foi traduzido para nós, foram simplificadas, aí é aonde que temos que depender do Espirito para compreendermos a mensagem de 2000 anos atrás, muitos dizem que pra um bom entendedor um pingo, é letra e muitas vezes não é bem isso não! talvez tenha ajudado em alguma coisa Mateus 23:19,20

    ResponderExcluir
  13. Bom caro irmão, se nós formos tentar interpretar e obedecer o Evangelho segundo a nossa achologia, corremos o risco de cometer o mesmo erro de Moisés, que recebeu a ordem do Senhor para ferir a rocha “UMA VEZ”; porém, ele feriu “DUAS VEZES” (Num. 20:11). O resultado “profético “ da sua desobediência, apareceu somente cerca de 13 séculos depois, quando o soldado romano “FERIU O LADO” do Senhor na cruz (Jo. 19:34).

    Isso reflete o mesmo caso nosso, à cerca da celebração correta da Santa Ceia, cada denominação querendo a celebrar da sua maneira, segundo a interpretação dos seus Doutores; porém, quanto a nós, permaneceremos na obediência das palavras do Senhor:
    “Se sabeis estas coisas, BEM-AVENTURADOS SOIS SE AS FIZERDES”. Jo. 13:17.

    ResponderExcluir
  14. Por favor jaime e julio, gostaria que me tirassem uma dúvida, da qual ninguém me respondeu ainda pelo menos não com clareza. Queria saber porque na palavra de Deus está escrito. Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,
    28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.como lazaro morreu foi ressuscitado e depois morreu novamente? Assim como outros personagens na bíblia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Graça e Paz, irmão Isaías,

      É importante você entender que, as ressurreições tanto no A.T. como no N.T. no caso de Lázaro, o filho da viúva de Nain, os santos que ressuscitaram na ressurreição do Senhor, etc... Todos eles morreram e ressuscitaram, sem ter passado pelo JUÍZO, por duas razões bíblicas óbvias:
      1º)- Eles ressuscitaram, “NÃO COM CORPOS INCORRUPTÍVEIS”, mas com os mesmos corpos terrenos, vindo posteriormente a morrer.

      2º)- A mensagem de Heb. 9:27, trata “da morte” seguida “DO JUÍZO”; isso significa que, entre estes dois eventos, os mortos mencionados, terão que passar antes, PELA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO – A DO ÚLTIMO DIA (Jo. 6:39,40,44 e 54). Nela, os santos ressuscitarão com corpos de luz, incorruptíveis (Mat. 6:23 - 1Cor. 15:51-52), para estarem NO JUÍZO DO TRIBUNAL DE CRISTO, à direita do Senhor na condição de OVELHAS (Mat. 25:33).
      Já os ímpios por sua vez, ressuscitarão com corpos de trevas, “tenebrosos” (Mat. 6:23), também na primeira ressurreição (Dan. 12:1-2 – Jo. 5:28-29), para comparecerem nesse mesmo JUÍZO à esquerda do Senhor, na condição de BODES, (Mat. 25:33).

      Portanto, a Mensagem de Heb. 9:27, não foi vituperada de forma alguma, pois, ela está direcionada aos mortos, que passarão pela primeira ressurreição, e não para aos mortos ressuscitados, antes da primeira ressurreição, como mostrei nas Escrituras.

      Nota: Não existe nas Escrituras, o termo “SEGUNDA RESSURREIÇÃO P/ OS ÍMPIOS”; no JUÍZO FINAL DO TRONO BRANCO (pós-Milênio), os ímpios comparecerão lá, NÃO PORQUE RESSUSCITARÃO NUMA SUPOSTA SEGUNDA RESSURREIÇÃO, pregada largamente pelas Teologias Pré, Meso e Pós-tribulacionistas; mas, escrito está: DEU O MAR OS MORTOS, e a morte e o inferno DERAM SEU MORTOS. Apoc. 20:13. O termo DAR, nas Escrituras, nunca é o mesmo termo RESSUSCITAR, como querem os faltos de conhecimento.
      Outra coisa: Não existe mil anos de separação entre a primeira e a suposta segunda ressurreição, isto é mais outra grande invenção dos professos escatologistas, que não conhecem as profecias Nem Daniel (12:1-2), nem Jesus (Jo. 5:28-29), e nem Paulo (Atos 24:15) colocaram alguma diferença de tempo, entre a ressurreição dos santos, da ressurreição dos ímpios, mas colocaram as duas ressurreições como parte apenas da primeira.
      O Apocalipse de João 20:6, é claro, quando diz: “Bem aventurado e santo aquele que (TEM PARTE) NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO...”

      “TER PARTE NA”..., É TER HERANÇA MILENAR. Portanto, não significa que os ímpios também, não participam da primeira ressurreição, e sim: NÃO TEM HERANÇA MILENAR NELA. Tanto é verdade que, os santos que tem herança, VIVERAM (na primeira ressurreição) para reinar com Cristo mil anos (Apoc. 20:4c.).

      Já os ímpios – os outros mortos SEM HERANÇA, que também VIVERAM (na primeira ressurreição) para comparecer ao juízo, JÁ NÃO (RE)VIVERAM para reinar o Milênio com Cristo.

      Espero ter ajudado!
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  15. Meus parabéns seguido de minha reflexão ( que não compromete o ensinamento do contexto do Post)sobre o tema em questão. Penso assim que também Isaías 58 e parte integra da Santa Ceita neotestamentária...uma vez que a intenção do Evangelho do Reino seria o arrependimento pelo pecado em não amar a Deus e ao próximo.

    Cristo foi o único capaz de transubstanciar o que era sombra no VT!

    A unica maneira de anunciar a volta do Senhor ate que venha deve ser em ( comer do Pão) REPARTIR, DIVIDIR, SACIAR, FORTIFICAR, FAZER CRESCER E ( beber do cálice) SACRIFICAR -SE, SE RENUNCIAR não pela sua própria vida ou salvação mas pela vida e salvação do outro. Pela vida do seu próximo.
    Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; FAZEI ISTO em memória de mim.

    Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; FAZEI ISTO, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
    1 Coríntios 11:23-25

    - Quando diz: "FAZEI ISTO" quer dizer fazer exatamente o quê uma vez que diz antes de beber e comer?

    A Santa Ceia foi uma recomendação para que se amasse ao próximo. É no Amor que se doa um
    abraço, um sorriso, um conselho, um ouvido, o que se tem, cumprindo assim as palavras de Jesus na Santa Ceia: “Fazei isso em memória de mim”

    Paz e Graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz...Muito bem irmão Unknown!

      Perfeitamente, essa é a essência da Santa Ceia (SE RENUNCIAR), mostrada claramente no exemplo do Lava Pés: O Mestre, sendo serviçal do SERVO (Jo. 13:14).
      Porém, em nome da má vontade, comodidade e economia, as teologias neo-pentecostais, mudaram o ritual bíblico da Santa Ceia, para sua tradição religiosa: Retiraram o ritual do Lava Pés, e acrescentaram migalhas de pão (jamais praticado na comunidade de Israel), acompanhada de suco de uva (ingrediente nunca mencionado na Bíblia).

      Todavia, como não se importaram em honrar e praticar o Evangelho do Senhor no tempo presente; no último dia, o do Juízo, o mesmo Senhor retribuirá à altura, à todos os que vituperam a sua palavra.

      “ E, então, lhes direi abertamente: NUNCA VÓS CONHECI...” Mat. 7:23

      Jaime e Júlio

      Excluir
  16. o calice q vc fala é objeto? ou é o calice o liquido? pq se for o liquido, o liquido é no singular

    ResponderExcluir
  17. Olá anônimo,

    Qual a tua dificuldade para entender a cristalina palavra de Deus?
    Você viu O LÍQUIDO no singular, o qual estava oculto dendro do cálice; porém, já ignorou O CÁLICE (objeto), que de igual forma, também está no singular.

    "E, tomando O CÁLICE (objeto, singular), e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei DELE (sangue, líquido) todos;
    Porque isto É O MEU SANGUE (líquido), o sangue do NOVO TESTAMENTO (Tbm no singular) que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados". Mat. 26:27-28

    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  18. A paz, meus queridos.
    Primeiramente eu os parabenizo pelo post, e por estarem destrinchando a verdade sobre o evangelho para que muitos possam ter acesso à verdade, que é o que nos liberta.
    A minha dúvida é: Estarei ministrando sobre a ceia na escola dominical, sou assembleaiana, e na lição, como é de se esperar, o comentarista reforça e manipula o texto para andar e reafirmar dentro da zona de conforto todo o ritual praticado hoje pelas denominações critãs/evangélicas.
    Eu quero fazer a vontade de Deus ao lecionar essa lição, porém fico com o coração duvidoso, em poder causar um conflito muito grande ou alguma obstrução na fé de alguém que possa estar ouvindo e o mesmo se mantenha firmados nesses ensinamentos.
    Eu quero dissertar sobre a palavra, porém não quero fazer de forma que eu pareça rebelde. Quero apenas propagar a verdade, e fazer isso com amor...
    Mas não sei como...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz, irmã, Tainara,

      No tocante a assembleia de Deus, qualquer coisa que o professor (a) da escola dominical pregar, além do que está escrito no livreto semanal, este (a) estará sujeito as perseguições ministeriais dessa denominação.

      A questão consiste em: Querer ser perseguido por ensinar a verdade; ou se calar e aceitar a tradição Teológica.

      Essa é uma decisão que cabe exclusivamente à irmã!

      Que Deus te ilumine, em Graça e em conhecimento!

      Jaime e Júlio


      Excluir
  19. Saudações e paz no poderoso nome de Jesus.

    Seria um exagero celebrar o primeiro dia sagrado da semana, se um dízimo ainda não é exigido em cada celebração?

    Se sim, porque?

    NOTA: Eu não falo português, apenas espanhol e um pouco de inglês. Estou colocando isso no Google Tradutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz,irmão Juarez,

      Na verdade, a Igreja Primitiva costumava celebrar a Santa Ceia no primeiro dia da semana, em memoria à morte e ressurreição do Senhor. Entretanto, nem o livro de Atos e nem as cartas dos discípulos, comentam sobre dois detalhes:
      1-Quantas Santas Ceias eles celebravam por ano.
      2- se a Igreja recebia dízimo neste dia, como algumas denominações cristãs (daqui do Brasil), tem usado a Santa Ceia, para controlar os que dizimam ou não; Para isso, eles usam uma espécie de carteirinha de controle: Se o cristão é fiel dizimista, pode participar da santa Ceia; se não dizima, lhe é negada a Ceia.

      Abraços,
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  20. Bênçãos no Senhor Jesus

    Obrigado J & J pelo esclarecimento.

    No entanto, eu li uma das notas sobre as passagens especiais da versão da Bíblia Textual, Nota 114 do Novo Testamento em espanhol, e praticamente os autores dessa versão mostram que a Ceia do Senhor, na verdade, significava Jantar Dominical. (de "dominus" = senhor).

    Um dos argumentos é que a expressão "tou kuriou" (do Senhor) não aparece no texto grego como genitivo, como quando diz "palavra do Senhor" ou "vinda do Senhor"; mas sim aparece "kuriakón deipnon" (Jantar Señorial), e em seu equivalente latino seria o Jantar Dominical.

    Isto é, a expressão "kuriakón deipnon" em 1 Coríntios 11:20 não indica um senso de pertencimento, mas sim uma ocasião para um evento, porque é um genitivo do grego.

    Essa mesma expressão de "kuriakón deipnon", também é escrita em Apocalipse 1:10.

    Dito isto, isso corresponde ao antigo costume dos primeiros cristãos de se encontrar semanalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, irmão Juarez,

      Na verdade que a Santa Ceia, sendo oriunda da Pascoa judaica, era UM JANTAR celebrado "Á TARDINHA". Porém, temos que considerar as várias situações adversas que os apóstolos e discípulos do Senhor, enfrentavam nos dias da Igreja Primitiva. Uma delas era que, os romanos não permitiam ajuntamentos de mais de 40 pessoas num só lugar (salvos nos dias de festas dos Judeus) Porque temiam uma revolta dos povos dominados, contra Roma. Além disso, as várias perseguições aos cristãos faziam com que, os dias da Santa Ceia, fossem escassos daquele tempo.

      Quanto as versões bíblicas diferentes, eu particularmente procuro não me ater muito às traduções; pelo fato que Deus, fez do seu evangelho LOUCURA DE PREGAÇÃO; exatamente para surpreender (os evangelhos intelectuais); é neste sentido que Paulo disse: "A LETRA MATA" 2Cor. 3:6.

      Abraços,
      Jaime e Júlio

      Excluir
  21. Bom estarem levando a menss Ao mundo só n esquecer de que o fermento na bíblia representa o pecado e pão fermentado e vinho fermentado com pecado não podem representar 0 corpo e o sangue de Cristo.... pois ele não teve pecado nenhum por isso a ceia tem q ser Santa com suco de uva que é o verdadeiro vinho suco da vinha por isso Vinho...
    E mais a fé e as obras andam juntas como dois remos no barco.se eu remar só o remo da fé o barco fica no Mas no lugar só rodando.se for só o remo das obras tbm fica parado
    Então os dois remos fé e obras e q nós levará a frente.uma pergunta reflexiva me vem a mente..... vc é eu já estamos salvos? Respondo sim eu já sou salvo pq Cristo morreu por mim e por vc.isso é crer e ter fé. Agora afirmando pq eu sou salvo pelo sangue de Cristo vou fazer as obras(manda.de Deus) que é a vontade do Pai e tabem do filho dessa forma a fé e obras andam juntos.se tiver fé e crer mas n tem obras então vc não tem nada de fé POIS PELA FÉ SOMOS SALVOS MEDIANTE SUA OBRA PESSOAL...Deus abençoe vcs peçam a iluminação ao Esp.Santo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown Bom estarem levando a menss Ao mundo só n esquecer de que o fermento na bíblia representa o pecado e pão fermentado e vinho fermentado com pecado não podem representar 0 corpo e o sangue de Cristo....

      J&J: Deu pra ver que seu conhecimento, é só dum lado das Escrituras, pois, quem ESQUECEU foi vc, que Ela fala, não de um tipo de fermento, mas, de DOIS TIPOS DE FERMENTOS DIFERENTES: O BOM E O MAU.
      1-O fermento mal, representa o pecado...
      “E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”. Mat. 16:6

      2-E o fermento Bom, representando o Reino de Deus, incluindo é claro o próprio Corpo de Cristo!

      “Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante AO FERMENTO que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado”. Mat. 13:33.

      Aliás, de igual forma também, os animais imundos segundo a lei, representavam o pecado da impureza. Porém, já sob o Evangelho de Cristo, o próprio Senhor, com seu Sangue, os purificou! Atos 10:15.
      ----------------------------

      Unknown pois ele não teve pecado nenhum por isso a ceia tem q ser Santa com suco de uva que é o verdadeiro vinho suco da vinha por isso Vinho...

      J&J: Amigo, a santificação da Ceia, não é feita segunda as caraminholas da sua cabeça; mas, sim, pela Palavra de Deus! (Jo 17:17). À luz dela, que eu te faço um desafio: me mostre na Escritura, alguma Santa Ceia celebrada com SUCO DE UVA???
      ----------------------------

      Unknown: E mais a fé e as obras andam juntas como dois remos no barco.se eu remar só o remo da fé o barco fica no Mas no lugar só rodando.se for só o remo das obras tbm fica parado
      Então os dois remos fé e obras e q nós levará a frente.uma pergunta reflexiva me vem a mente.....

      J&J: Depende qual obras? Se for as da lei e os profetas, estas nunca funcionaram p/ a salvação; muito menos no N.T. (Efe. 2:8-9).
      ----------------------------

      Unknown: vc é eu já estamos salvos? Respondo sim eu já sou salvo pq Cristo morreu por mim e por vc.isso é crer e ter fé.

      J&J: Bom, se vc. já está salvo, então o que estás fazendo aqui neste mundo? Se a si mesmo se julga ser um salvo, segue-se então, que vc. não passará pelo Julgamento do último dia? (Jo 12:48); e ainda: és melhor que o apóstolo Paulo, que nem a si mesmo se julgava salvo (Leia Filipenses – 3:11 a 14). Amigo vê se leia Hebreus 11:1, e aprenda que “EM ESPERANÇA SOMOS SALVOS”, e não em realidade; pois a fé que se vê, não é fé!
      ----------------------------

      Unknown: Agora afirmando pq eu sou salvo pelo sangue de Cristo vou fazer as obras(manda.de Deus)...

      J&J: Quais os mandamentos de Deus? Os do A.T. ou os do N.T.?

      Excluir