BATISMO


O BATISMO EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO
Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

1. Quando Jesus mandou batizar em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo?

Depois de sua “SEGUNDA GLORIFICAÇÃO NO CÉU” (Jo. 12:28), quando voltou "segunda vez" ao OITAVO DIA da ressurreição, e se apresentou pessoalmente aos seus apóstolos em Galiléia (Jo. 20:26), ordenando-lhes que assim fizessem.
“E os onze discípulos partiram para Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA.

Portanto ide, ensinai todas as nações, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.

Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém”. Mt. 28:16-20.

AS MANOBRAS DOS UNICISTAS:
Os unicistas e seus afiliados, para tentar fazer prevalecer a sua doutrina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, quanto às sua personalidades, são apenas uma pessoa, usam várias desculpas para convencer os leigos no assunto.

-Afirmam que Pai, Filho e Espírito Santo, não são nomes próprios mas, títulos. No entanto nem Jesus, nem os discípulos, deixaram nada escrito sobre isto.
Aliás, Jesus veio exatamente para revelar, não título mas, O NOME DO PAI! (Mat. 11:27).
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” Mat. 6:9 

-Afirmam também, que os tradutores do Novo testamento, fizeram modificações nos escritos sagrados, para satisfazer a doutrina da trindade.
No entanto, nada falam sobre a confirmação da Deidade de Jesus Cristo, pelo Pai no céu (sua segunda glória), acontecida 2.000 anos antes de qualquer tradução do N.T.

-Além dessas, a desculpa mais comum dos unicistas, consiste em que a palavra NOME acima, se encontra no singular, indicando o batismo em nome de UM ÚNICO DEUS, que segundo a sua teoria seria JESUS. Porém, ignoram que esse verso de Mateus, tem sentido duplo e deve ser conjugado sob DOIS PRISMAS distintos: UNIDADE DE PESSOAS (singular), E PESSOAS NA SUA INDIVIDUALIDADE (plural).

Assim sendo, quando a Escritura se refere À UNIDADE DE PESSOAS ou de ELEMENTOS, quase sempre a escrita é no SINGULAR, Exemplos:
O conjunto de leis, dadas a Moisés eram compostas de: Estatutos, Juízos e os Dez Mandamentos, no entanto foram chamadas de uma só lei.
A LEI foi dada por Moisés...Jo. 1:17.

A Escritura fala de vários céus, no entanto muitas vezes chama todos eles no singular de CÉU.
...Assim na terra como no CÉU...” Mt. 5:10.

A Escritura fala de três batismos diferentes: Da água, do Espírito e do fogo (Mat. 3:11); no entanto, chama todos os três, de UM SÓ BATISMO.
“...UM SÓ batismo”; Ef. 4:5.

Em todos esses casos, a Bíblia apresenta mais que um ser, ou mais que um elemento, mesmo estando no singular. Da mesma forma também, a palavra NOME é usada aqui, para indicar UMA ou MAIS PESSOAS na sequência da frase, sem precisar de repetição, nesse caso:
“O nome DO PAI...primeira pessoa, E (o nome) DO FILHO segunda pessoa... E  (nome) DO DO ESPÍRITO SANTO, terceira pessoa.”

2. Porque Jesus, mandou batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo?
Porque, Ele recebeu do Pai essa comissão, a partir da SUA SEGUNDA GLORIFICAÇÃO NO CÉU, quando foi  MANIFESTO PUBLICAMENTE à toda criatura no céu e na terra e debaixo da terra, e no mar (Ap. 5:11-13), como O DEUS FILHO.
“Mas, DO FILHO, diz: Ó DEUS, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino. Hb. 1:8.

Somente depois dessa SEGUNDA GLORIFICAÇÃO no céu, foi que Ele recebeu do Pai TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE.
“Porque foi do agrado do Pai que TODA A PLENITUDE NELE HABITASSE.” Cl. 1:19.

Razão pela qual, Ele jamais mandou que alguém fosse batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, “ANTES” de receber a plenitude da Divindade. E nem poderia mesmo, pois tinha que cumprir primeiro, seu ministério de Filho do homem e SERVO DE DEUS. Is. 42:1.
“Ainda que ERA FILHO, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Hb. 5:8.

Depois que foi introduzido por Deus “OUTRA VEZ” ao mundo...
“E quando OUTRA VEZ introduz no mundo o primogênito, disse: E todos os anjos de Deus O ADOREM.” Hb. 1:6

...Ao OITAVO DIA DA RESSURREIÇÃO em Galiléia, Ele se apresentou aos seus discípulos, dizendo:  
“...É ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA.

 “Portanto ide, ensinai todas as nações, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.” Mt. 28:18-19.

Ficou cerca de quarenta dias com eles, depois o Senhor subiu novamente ao céu e se assentou à mão direita do Pai.
“Disse o SENHOR ao meu SENHOR:
Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” Sl.110:1.

“E qual dos anlos disse jamais: ASSENTA-TE À MINHA DESTRA até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Hb. 1:13

Depois disso a pregação do Evangelho, já não se destinava somente aos Israelitas, mas À TODAS AS NAÇÕES
“E disse-lhes: Ide por TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA.” Mc. 15:15.

3. Por que não há registro na Escritura de alguém que foi batizado em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo?
a)-Porque havia grande dificuldade para os judeus crer EM MAIS DE UM DEUS pois, isto era terminantemente proibido pela lei (Êx. 20:3) num período aproximado de 13 séculos, antes da sua vinda.
O próprio Jesus, mesmo com todas as maravilhas apresentadas, foi várias vezes contestado pelos religiosos que não o aceitavam como FILHO DE DEUS.
“Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
“Pois, se a lei chamou DEUSES àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a escritura não pode ser anulada),
Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: SOU FILHO DE DEUS? Jo. 10:33 e 35-36.

E ainda, O ESPÍRITO SANTO foi mencionado pelo Senhor como “OUTRO CONSOLADOR”, somente ao final do seu ministério, por isso havia dificuldade até para os discípulos de entender imediato, o mistério da Divindade das TRÊS PESSOAS SANTÍSSIMAS. 
“...Nós nem ainda ouvimos que haja ESPÍRITO SANTO.” At. 19:2b.

b)-Porque Deus, em Sua infinita sabedoria deixou para REVELAR “AS COUSAS ENCOBERTAS, GRANDES E FIRMES” (Dt. 29:29 – Jr. 33:3), no Ministério do Espírito Santo, até mesmo além da “LETRA”; inclusive as personalidades: Sua, do Filho e do Espírito Santo.
“Mas Deus no-las REVELOU PELO SEU ESPÍRITO; porque o Espírito de Deus penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” 1 Co. 2:10.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém.”  2 Co. 13:13.

Jaime e Júlio

============================================================

OS TRÊS BATISMOS DO EVANGELHO
Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach

1 -Quantos batismos aparecem no antigo testamento?
Três batismos: Dois em figuras. Um representando o batismo no Espírito Santo e outro o batismo na água:
 “E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar.” 1Co. 10:2

...e um terceiro batismo, o de FOGO DE PROVAÇÃO:
Para os israelitas de todas as gerações, em sua individualidade. 
“Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos: Porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.” Dt. 13:3

O Antigo Testamento está recheado de PROVAÇÕES DE FÉ para o povo de Deus; que o diga, Abel, Noé, Abraão, Moisés, Jó, Davi, Rute, Sadraque, Mesaque e Abednego, Daniel, etc... No entanto, este terceiro batismo foi revelado somente pelo EVANGELHO, COM O NOME DE BATISMO DE FOGO.

2-Quantos batismos João Batista pregou no Evangelho?
João pregou três batismos:
1)-Da água, para o arrependimento dos pecados. Lc. 3:3
2)-Do Espírito Santo, para revestimento de poder. Lc. 24:49.
3)-E de FOGO, para provação da fé. 1Pe. 1:7.
“E eu, em verdade, vos (1) BATIZO COM ÁGUA, PARA O ARREPENDIMENTO; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; (2) ELE VOS BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO, (3) E COM FOGO.” Mt. 3:11.

3 -Quantos batismos Jesus ensinou no Evangelho?
Jesus ensinou os mesmos três batismos, pregados por João: Dois no Evangelho de João...
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer (2)DA ÁGUA (2)E DO ESPÍRITO, não pode entrar no reino de Deus.” Jo. 3:5.

...e o terceiro: O BATISMO,  DE FOGO DE PROVAÇÃO, nos Evangelhos de Mateus, Marcos 10:39, e Lucas; o qual ELE E TODO O SEU CORPO, passou e terá que PASSAR, até a consumação deste século mau.
Para o cristão, na sua individualidade até à Grande Tribulação:
“Jesus, porém respondendo, disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que sou BATIZADO? Dize-lhes eles: Podemos.”
E Diz-lhes ele: na verdade BEBEREIS O MEU CÁLICE e SEREIS BATIZADOS COM O BATISMO COM QUE SOU BATIZADO... “ Mt. 20:23.

Para a Igreja e Israel, na sua coletividade a partir da Grande Tribulação. 
E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, E A PROVAREI, COMO SE PROVA O OURO...” Zc. 13:9

NOTA: A maioria teológica, em mais uma prova de desconhecimento das Escrituras, só enxergam apenas dois batismos: O da água e do Espírito Santo, sendo que esse último, eles consideram o mesmo batismo de fogo, quando do aparecimento de línguas como que de fogo, sobre a cabeça dos discípulos no Pentecostes.
Na verdade que o Espírito Santo, manifestou-se várias maneiras: Em fogo, em vento, em nuvem, e em água,  etc... No entanto, não foi este segundo batismo, que Jesus “SE ANGUSTIAVA” em cumprir, mesmo porque, Ele já havia cumprido os dois batismos, no início do seu Ministério terreno (Mt. 3:16). Portanto, o último que faltava a ser cumprido naquele momento, era O TERCEIRO BATISMO, O DE FOGO, ou O CÁLICE DA PROVAÇÃO, a sua crucificação.
“Vim lançar fogo na terra, e que mais quero, se já está acesso?
Importa, porém, QUE SEJA BATIZADO COM UM CERTO BATISMO: E como me angustio até que venha a cumprir-se! ” Lc. 12:49-50.

A verdade seja dita
A única escola do arrebatamento que admite O TERCEIRO BATISMO DE FOGO para A IGREJA É A PÓS-TRIBULACIONISTA. 
No entanto, as duas escolas: Os Pré e os Meso-tribulacionistas, jamais admitem esta verdade, para não contrariar a sua teoria, que segue o trilho das facilidades e do emocionalismo.

4 -Paulo se contradiz ao pregar um batismo numa carta e batismos na outra?
Não, Paulo jamais se contradiz ao pregar mais tarde, um ou vários batismos.
“Um só Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO.” Ef. 4:5.

Esse ÚNICO BATISMO mencionado por ele, nada mais é, que a soma dos três batismos juntos, que contribui no aperfeiçoamento do cristão, nas três fases bíblicas de sua vida:
a) -O batismo nas águas: Sepultamento da velha criatura e nascimento da Nova.
b)-O Batismo no Espírito Santo: Revestimento, unção para o crescimento espiritual da nova criatura.
c)- O batismo de fogo: Maturidade para o cristão, depois da provação.
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência.” Rom 5:3

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Rom 8:35

5 -As consistências destes três batismos:
a)-O batismo nas águas, é cumprido PELA FÉ.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.
quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Mc.16:15-16.

2)-O batismo do Espírito, é cumprido PELA OBEDIÊNCIA DA FÉ.
“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” At. 5:32.

3)-O batismo de fogo, é cumprido pela PROVA DA FÉ.
“Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é PROVADO PELO FOGO, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo.” 1Pe. 1:7 – Tg. 1:3.

“Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tg. 1:12.

Conforme vimos, quanto à sua consistência existem TRÊS BATISMOS DIFERENTES; no entanto, quanto ao seu objetivo no aperfeiçoamento do cristão, culmina em UM ÚNICO BATISMO: O DA BOA CONSCIÊNCIA PARA COM DEUS.
“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, MAS DA INDAGAÇÃO DE UMA BOA CONSCIÊNCIA PARA COM DEUS, pela ressurreição de Jesus Cristo.” 1Pe. 3:21.

Paulo arremata este assunto, dizendo:
“Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até À PERFEIÇÃO, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
E da DOUTRINA DOS BATISMOS, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.” Hb. 6:2.

Jaime e Júlio

============================================================

O REBATISMO É BÍBLICO???
Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach

Não, O REBATISMO tem sido um prato cheio para pessoas mal intencionadas arrebanhar membros de outras denominações. Essa foi mais uma heresia que partiu da interpretação forçada de algumas seitas (Tabernáculo da fé – Adventistas do Sétimo Dia, Congregação Cristã, etc...), as quais usam um ÚNICO VERSÍCULO BÍBLICO (At. 19:5), para ensinar esse dogma aos leigos que aceitam a sua pregação.

Se um cristão de outra denominação evangélica/cristã, for levado a congregar numa dessas seitas; necessariamente terão que se REBATIZAR. Pois, seus líderes ao longo do tempo, fizeram do REBATISMO mais um dogma, baseando-se principalmente nas passagens de Atos dos Apóstolos, que diz:
“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: NO BATISMO DE JOÃO.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo QUE CRESSE NO QUE APÓS ELE HAVIA DE VIR, ISTO É, EM JESUS CRISTO.
E os que ouviram FORAM BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
E estes eram, ao todo, uns doze varões.” At. 19:2-7 

No verso (1), Paulo chega a Éfeso, e acha ali alguns discípulos.
Verso (2), o assunto inicial de Paulo com eles: Era saber se já haviam sidos BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO. Então disseram eles, que nem sabia que havia Espírito Santo.
Verso (3). Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: NO BATISMO DE JOÃO.
Verso (4). Mas Paulo disse: CERTAMENTE JOÃO BATIZOU COM O BATISMO DO ARREPENDIMENTO, dizendo ao povo QUE CRESSE NO QUE APÓS ELE HAVIA DE VIR, ISTO É, EM JESUS CRISTO.

Verso (5). E os que ouviram FORAM BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS.

Este é o verso preferido das seitas do REBATISMO, para confundir os leigos, eles separam o batismo de João Batista, do batismo dos discípulos do Senhor, como se houvesse dois batismos diferentes: DOIS NAS ÁGUAS E DOIS NO NOME DE JESUS.
Graças a essa manobra, eles invalidam por conta própria o batismo de João Batista, focando exatamente no batismo dos discípulos do Senhor, como se João batizasse com areia e não COM ÁGUA. Como se ele batizasse no seu próprio nome, E NÃO NO NOME DE JESUS CRISTO. Como que, se a consistência do batismo de João, servisse apenas para lembrar pecados, e não PARA ARREPENDIMENTO DOS PECADOS.

Portanto, graças às bitolas colocadas pelas lideranças dessas seitas, A PALAVRA DE DEUS têm sido vituperada nesses ambientes, até ao dia do juízo e da perdição dos homens impios.
Embora ainda haja tempo de arrependimento, seus líderes não querem enxergar a verdade de forma alguma, ou por ignorância ou por conveniência, preferindo permanecer no seu engano.

-Doze razões bíblicas porque o batismo de João, era o mesmo ensinado por Jesus:
1 -Qual era a missão de João Batista?
R: Preparar o caminho de Jesus.
“Segundo o que está escrito no livro do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.” Lc. 3:4.

2 -Qual era a missão dos discípulos?
R: Ser testemunhas de Jesus.
“...E ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” At. 1:8.

3 -O batismo de João era do céu ou dos homens?
R: Do céu. Mt. 21:25-27.
“E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” Jo. 1:33

4 - O batismo dos discípulos era do céu ou dos homens?
R: Era também do céu. Jo. 3:31.
“Portanto ide, ensinai todas as nações, BATIZANDO-AS (EM NOME) DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.”
Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém. Mt. 28:19-20.

5 -Qual o reino que João anunciava?
R: O reino dos céus.
“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia.
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mt. 3:1-2.

6 -Qual o reino Jesus e os discípulos também anunciavam?
R: O mesmo reino dos céus.
“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mt. 4:17

7 -Qual é o nome do batismo nas águas de João?
R: O batismo do arrependimento.
“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo do arrependimento, para remisão dos pecados.” Mc. 1:4 – Lc. 3:3

“Tendo PRIMEIRAMENTE João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo d’Israel O BATISMO DO ARREPENDIMENTO.” At. 13:24.

8 -Qual O BATISMO Pedro pregou também, antes e depois do Pentecostes?
R: O mesmo batismo nas águas, pregado por João: o do arrependimento e perdão dos pecados. 
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos. 2:38

9 -Qual nome João manifestava e batizava os israelitas?
R: O nome de Jesus. (em aramaico YESHUA, em Hebraico YEHÔSHUA).
“E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.” Jo.1:31.

“...Dizendo ao povo que cresse no que após ele (João Batista) havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. Atos 19:4

10 -Qual o nome que Pedro manifestava e batizava também os israelitas e  gentios?
R: O mesmo nome de Jesus.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” At. 2:38

“Respondeu então Pedro: Pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.” At. 10:47-48.

11 -Qual batismo que os discípulos esperavam, naqueles dias?
R: O segundo batismo: o do ESPÍRITO SANTO.
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo; não muito depois daqueles dias.” At. 1:5.

12 -Somente o batismo nas águas em nome de Jesus, garantiu o segundo batismo, o do Espírito Santo?
R: Não, o E.S. além de não ter sido derramado ainda, deveria ser dado pela OBEDIÊNCIA DA FÉ (At. 5:32), conforme o exemplo
 do Pentecostes:
Lá, haviam  quase 500 irmãos que viram Jesus subir do Monte das Oliveiras, e todos já tinham sidos batizados antes no batismo do arrependimento no nome do Senhor, sem no entanto serem batizados ainda no E.S. Portanto, deveriam esperar no cenáculo em Jerusalém, o cumprimento da promessa do Senhor; dos quais, somente quase 120 irmãos, receberam o batismo no Espírito Santo, pelo fator: OBEDIÊNCIA.
Atos 2:
1  E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. 

Voltando agora para atos 19:4-5:
Quando Paulo soube que aqueles discípulos já haviam sidos batizados nas águas, não OS BATIZOU NOVAMENTE, por que conhecia muito bem as razões apresentadas acima; ou seja:
Os que ouviram a sua pregação, já haviam sidos BATIZADOS (ANTES) por João Batista, nas águas e em nome de Jesus, conforme ele mesmo disse:
“E os que ouviram FORAM BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS.” (v.5).

Pedro e João antes de Paulo, já haviam também orado pelos irmãos  que foram batizados em nome de Jesus, na pregação de Filipe em Samaria; para que esses recebessem agora,  o batismo do Espírito Santo.
"Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido: mas somente eram batizados em nome de Jesus.” Atos 8:15 a 16


Portanto, para os 12 discípulos de Éfeso, houve a mesma  necessidade da intercessão dos Apóstolos, através de imposição de mãos, sobre aqueles discípulos.
“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
E estes eram, ao todo, uns doze varões.” At. 19:6-7 

A primeira manobra das seitas do rebatismo:
Aqui as seitas do REBATISMO aplicam a frase: “...FORAM BATIZADOS...” como se o fato tivesse acontecido naquele momento, o que não procede, pois a Palavra de Deus é espiritual, e nem sempre pode ser conjugada no seu tempo presente. Confira:
Isaías profetizou sobre o nascimento de Cristo, usando o tempo presente do verbo, como se aquele acontecimento, tivesse ocorrido “NAQUELE MOMENTO”.
No entanto, a história bíblica testifica, que o Messias nasceu quase 8 séculos depois do ministério de Isaías. 
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu...” Is. 9:6

A segunda manobra das seitas do rebatismo:
Eles ensinam que aquele que foi batizado em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo deverá ser REBATIZADO, pois afirmam que tal batismo é inválido, pelo fato de: Pai, Filho e Espírito Santo, segundo eles, não ser nomes, mas TÍTULOS.

Cinco erros graves na interpretação do rebatismo:
1º -Eles querem fazer uma doutrina DIRETA em cima de um único versículo e indireto (At. 19:5); esquecendo que A LETRA, “MATA” (2Co. 3:6); conforme vimos acima, para se ter um entendimento melhor do texto, necessita-se conhecer as demais Escrituras.

2º -Eles não podem apresentar escriturísticamente passagem alguma de REBATISMO tanto na lei e os profetas, quanto no Evangelho.
Mesmo porque, Jesus jamais batizou ou mandou batizar novamente os dois discípulos de João (um era André, irmão de Simão Pedro), que entraram p/ seu Ministério. Jo.1:35... 

3º -Ao querer implantar a todo custo, UM REBATISMO por conta própria, acrescentam às Escrituras colocando UM QUARTO BATISMO: dois nas águas, e dois no nome de Jesus.
Enquanto que a Palavra afirma desde o princípio, que são apenas TRÊS BATISMOS, os quais culminam em UM SÓ, para o aperfeiçoamento do homem espiritual.

4º -Ao querer anular o batismo de João, e validar o batismo dos Apóstolos, as seitas do rebatismo,  incorrem em outro grave erro: tem que admitir diretamente que, um batismo foi inútil e outro é útil, mesmo possuíndo os mesmos elementos: FÉ, ÁGUA E O NOME DE JESUS.
Ou seja: O batismo de João, mesmo em nome de Jesus, não teve poder para perdoar os pecados, portanto foi inútil  (misericórdia!!!).
Já o batismo dos discípulos do Senhor, O MESMO NOME DE JESUS, tem poder para tal.

5º -Além de querer tentar anular a própria Palavra de Deus, interpretando que: Pai, Filho e Espírito Santo, são TÍTULOS; ainda por cima, querem fazer o Senhor Jesus de mentiroso; quando o próprio afirmou em Mateus, que SÃO SIM, NOMES.
“Portanto ide, ensinai todas as nações, BATIZANDO-AS (EM NOME) DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.” Mt. 28:19.

A quem devemos dar crédito?
Na Santa Palavra do Senhor Jesus, no Mestre dos mestres, aquele que é perfeito, imaculado e que nunca falhou; ou na palavra das seitas do REBATISMO formuladas por homens mortais, pecadores, limitados de mentes fermentadas que se apoiam em interpretações, baseadas em dicionários fracos e pobres, para tentar legitimar as suas doutrinas anti-bíblicas.
 “E também houve entre o povo falsos profetas, COMO ENTRE VÓS HAVERÁ TAMBÉM FALSOS DOUTORES, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” 2Pe. 2:1

Jaime e Júlio



Nenhum comentário:

Postar um comentário