O BATISMO
EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO
Por: Jaime
D. Silva e Júlio C. Albach
Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.
1. Quando Jesus mandou batizar em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo?
Depois de sua “SEGUNDA GLORIFICAÇÃO NO CÉU” (Jo. 12:28), quando voltou "segunda vez" ao OITAVO DIA da ressurreição, e se apresentou pessoalmente aos seus apóstolos em Galiléia (Jo. 20:26), ordenando-lhes que assim fizessem.
Depois de sua “SEGUNDA GLORIFICAÇÃO NO CÉU” (Jo. 12:28), quando voltou "segunda vez" ao OITAVO DIA da ressurreição, e se apresentou pessoalmente aos seus apóstolos em Galiléia (Jo. 20:26), ordenando-lhes que assim fizessem.
“E os onze discípulos partiram para Galiléia, para o monte
que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É ME DADO TODO
O PODER NO CÉU E NA TERRA.
Portanto ide, ensinai todas as nações, BATIZANDO-AS EM
NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.
Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho
mandado; eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.
Amém”. Mt. 28:16-20.
AS
MANOBRAS DOS UNICISTAS:
Os
unicistas e seus afiliados, para tentar fazer prevalecer a sua doutrina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, quanto às sua personalidades, são apenas uma pessoa, usam várias
desculpas para convencer os leigos no assunto.
-Afirmam
que Pai, Filho e Espírito Santo, não são nomes próprios mas, títulos. No
entanto nem Jesus, nem os discípulos, deixaram nada escrito sobre isto.
Aliás, Jesus veio exatamente para revelar, não título mas, O NOME DO PAI! (Mat. 11:27).
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” Mat. 6:9
Aliás, Jesus veio exatamente para revelar, não título mas, O NOME DO PAI! (Mat. 11:27).
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” Mat. 6:9
-Afirmam
também, que os tradutores do Novo testamento, fizeram modificações nos
escritos sagrados, para satisfazer a doutrina da trindade.
No
entanto, nada falam sobre a confirmação da Deidade de Jesus Cristo, pelo Pai no céu (sua segunda glória),
acontecida 2.000 anos antes de qualquer tradução do N.T.
-Além
dessas, a desculpa mais comum dos unicistas, consiste em que a palavra
NOME acima, se encontra no singular, indicando o batismo em nome de UM ÚNICO
DEUS, que segundo a sua teoria seria JESUS. Porém, ignoram que esse
verso de Mateus, tem sentido duplo e deve ser conjugado sob DOIS PRISMAS
distintos: UNIDADE DE PESSOAS (singular), E PESSOAS NA SUA INDIVIDUALIDADE
(plural).
Assim
sendo, quando a Escritura se refere À UNIDADE DE PESSOAS ou de ELEMENTOS, quase
sempre a escrita é no SINGULAR, Exemplos:
O
conjunto de leis, dadas a Moisés eram compostas de: Estatutos, Juízos e os Dez
Mandamentos, no entanto foram chamadas de uma só lei.
“A
LEI foi dada por Moisés...Jo. 1:17.
A Escritura fala de vários céus, no entanto muitas vezes chama
todos eles no singular de CÉU.
...Assim na terra como no CÉU...” Mt. 5:10.
A Escritura fala de três batismos diferentes: Da água, do
Espírito e do fogo (Mat. 3:11); no entanto, chama todos os três, de UM SÓ
BATISMO.
“...UM SÓ batismo”; Ef. 4:5.
Em todos esses casos, a Bíblia apresenta mais que um ser, ou
mais que um elemento, mesmo estando no singular. Da mesma forma também, a
palavra NOME é usada aqui, para indicar UMA ou MAIS PESSOAS na sequência da
frase, sem precisar de repetição, nesse caso:
“O nome DO PAI...primeira pessoa, E (o nome) DO FILHO
segunda pessoa... E (nome) DO DO ESPÍRITO SANTO, terceira pessoa.”
2. Porque Jesus, mandou batizar em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo?
Porque, Ele recebeu do Pai essa comissão, a partir da SUA SEGUNDA GLORIFICAÇÃO NO CÉU, quando foi MANIFESTO PUBLICAMENTE à toda criatura no céu e na terra e
debaixo da terra, e no mar (Ap. 5:11-13), como O DEUS
FILHO.
“Mas, DO FILHO, diz: Ó DEUS, o teu trono subsiste pelos
séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino. Hb. 1:8.
Somente depois dessa SEGUNDA GLORIFICAÇÃO no céu, foi que Ele recebeu do Pai TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE.
“Porque foi do agrado do Pai que TODA A PLENITUDE NELE
HABITASSE.” Cl. 1:19.
Razão pela qual, Ele jamais mandou que alguém fosse batizado
em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, “ANTES” de receber a plenitude
da Divindade. E nem poderia mesmo, pois tinha que cumprir primeiro, seu
ministério de Filho do homem e SERVO DE DEUS. Is. 42:1.
“Ainda que ERA FILHO, aprendeu a obediência, por aquilo que
padeceu.” Hb. 5:8.
Depois que foi introduzido por Deus “OUTRA VEZ” ao mundo...
“E quando OUTRA VEZ introduz no mundo o primogênito, disse: E
todos os anjos de Deus O ADOREM.” Hb. 1:6
...Ao OITAVO DIA DA RESSURREIÇÃO em Galiléia, Ele se
apresentou aos seus discípulos, dizendo:
“...É ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA.
“Portanto ide, ensinai
todas as nações, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.”
Mt. 28:18-19.
Ficou cerca de quarenta dias com eles, depois o Senhor subiu
novamente ao céu e se assentou à mão direita do Pai.
“Disse o SENHOR ao meu SENHOR:
Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por
escabelo dos teus pés.” Sl.110:1.
“E qual dos anlos disse jamais: ASSENTA-TE À MINHA DESTRA até
que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Hb. 1:13
Depois disso a pregação do Evangelho, já não se destinava somente aos Israelitas, mas À TODAS AS NAÇÕES
“E disse-lhes: Ide por TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA
A CRIATURA.” Mc. 15:15.
3. Por que não há registro na Escritura de alguém que foi batizado em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo?
a)-Porque havia grande dificuldade para os judeus crer EM
MAIS DE UM DEUS pois, isto era terminantemente proibido pela lei (Êx. 20:3) num período
aproximado de 13 séculos, antes da sua vinda.
O próprio Jesus, mesmo com todas as maravilhas apresentadas,
foi várias vezes contestado pelos religiosos que não o aceitavam como FILHO DE
DEUS.
“Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por
alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti
mesmo.
“Pois, se a lei chamou DEUSES àqueles a quem a palavra de Deus
foi dirigida (e a escritura não pode ser anulada),
Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis:
Blasfemas, porque disse: SOU FILHO DE DEUS? Jo. 10:33 e 35-36.
E ainda, O ESPÍRITO SANTO foi mencionado pelo Senhor como
“OUTRO CONSOLADOR”, somente ao final do seu ministério, por isso havia dificuldade
até para os discípulos de entender imediato, o mistério da Divindade das TRÊS
PESSOAS SANTÍSSIMAS.
“...Nós nem ainda
ouvimos que haja ESPÍRITO SANTO.” At. 19:2b.
b)-Porque Deus, em Sua infinita sabedoria deixou para REVELAR
“AS COUSAS ENCOBERTAS, GRANDES E FIRMES” (Dt. 29:29 – Jr. 33:3), no Ministério
do Espírito Santo, até mesmo além da “LETRA”; inclusive as personalidades:
Sua, do Filho e do Espírito Santo.
“Mas Deus no-las REVELOU PELO SEU ESPÍRITO; porque o Espírito
de Deus penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” 1 Co. 2:10.
“A graça do
Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com
vós todos. Amém.” 2 Co. 13:13.
Jaime e
Júlio
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OS
TRÊS BATISMOS DO EVANGELHO
Por:
Jaime D. Silva e Júlio C. Albach
1 -Quantos batismos
aparecem no antigo testamento?
Três
batismos: Dois em figuras. Um representando o batismo no Espírito Santo e outro
o batismo na água:
“E todos
foram batizados em Moisés, na nuvem e
no mar.” 1Co. 10:2
...e um terceiro batismo, o de FOGO DE PROVAÇÃO:
Para os israelitas de todas as gerações, em sua individualidade.
“Não
ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos: Porquanto o Senhor
vosso Deus vos prova, para
saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa
alma.” Dt. 13:3
O
Antigo Testamento está recheado de PROVAÇÕES DE FÉ para o povo de Deus; que o
diga, Abel, Noé, Abraão, Moisés, Jó, Davi, Rute, Sadraque, Mesaque e Abednego,
Daniel, etc... No entanto, este terceiro batismo foi revelado somente pelo
EVANGELHO, COM O NOME DE BATISMO DE FOGO.
2-Quantos batismos João
Batista pregou no Evangelho?
João
pregou três batismos:
1)-Da
água, para o arrependimento dos pecados.
Lc. 3:3
2)-Do
Espírito Santo, para revestimento de
poder. Lc. 24:49.
3)-E
de FOGO, para provação da fé. 1Pe.
1:7.
“E eu, em
verdade, vos (1) BATIZO COM ÁGUA, PARA O ARREPENDIMENTO; mas aquele que vem
após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; (2) ELE
VOS BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO, (3) E COM FOGO.” Mt. 3:11.
3 -Quantos batismos
Jesus ensinou no Evangelho?
Jesus
ensinou os mesmos três batismos, pregados por João: Dois no Evangelho de
João...
“Jesus
respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer (2)DA ÁGUA
(2)E DO ESPÍRITO, não pode entrar no reino de Deus.” Jo. 3:5.
...e o terceiro: O BATISMO, DE FOGO DE PROVAÇÃO, nos Evangelhos de Mateus, Marcos
10:39, e Lucas; o qual ELE E TODO O SEU CORPO, passou e terá que
PASSAR, até a consumação deste século mau.
Para o cristão, na sua individualidade até à Grande Tribulação:
Para o cristão, na sua individualidade até à Grande Tribulação:
“Jesus,
porém respondendo, disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que
eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que sou BATIZADO? Dize-lhes
eles: Podemos.”
E Diz-lhes
ele: na verdade BEBEREIS O MEU CÁLICE e SEREIS BATIZADOS COM O BATISMO COM QUE
SOU BATIZADO... “ Mt. 20:23.
Para a Igreja e Israel, na sua coletividade a partir da Grande Tribulação.
“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, E A PROVAREI, COMO SE PROVA O OURO...” Zc. 13:9
NOTA: A maioria teológica, em mais uma prova de desconhecimento das Escrituras, só enxergam apenas dois batismos: O da água e do Espírito Santo, sendo que esse último, eles consideram o mesmo batismo de fogo, quando do aparecimento de línguas como que de fogo, sobre a cabeça dos discípulos no Pentecostes.
NOTA: A maioria teológica, em mais uma prova de desconhecimento das Escrituras, só enxergam apenas dois batismos: O da água e do Espírito Santo, sendo que esse último, eles consideram o mesmo batismo de fogo, quando do aparecimento de línguas como que de fogo, sobre a cabeça dos discípulos no Pentecostes.
Na
verdade que o Espírito Santo, manifestou-se várias maneiras: Em fogo, em vento,
em nuvem, e em água, etc... No entanto,
não foi este segundo batismo, que Jesus “SE ANGUSTIAVA” em cumprir, mesmo
porque, Ele já havia cumprido os dois batismos, no início do seu Ministério terreno
(Mt. 3:16). Portanto, o último que faltava a ser cumprido naquele momento, era
O TERCEIRO BATISMO, O DE FOGO, ou O CÁLICE DA PROVAÇÃO, a sua crucificação.
“Vim
lançar fogo na terra, e que mais quero, se já está acesso?
Importa,
porém, QUE SEJA BATIZADO COM UM CERTO BATISMO: E como me angustio até que venha
a cumprir-se! ” Lc. 12:49-50.
A verdade seja dita
A
única escola do arrebatamento que admite O TERCEIRO BATISMO DE FOGO para A
IGREJA É A PÓS-TRIBULACIONISTA.
No entanto, as duas escolas: Os Pré e os Meso-tribulacionistas,
jamais admitem esta verdade, para não contrariar a sua teoria, que segue o trilho das
facilidades e do emocionalismo.
4 -Paulo se contradiz ao
pregar um batismo numa carta e batismos na outra?
Não,
Paulo jamais se contradiz ao pregar mais tarde, um ou vários batismos.
“Um só
Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO.” Ef. 4:5.
Esse
ÚNICO BATISMO mencionado por ele, nada mais é, que a soma dos três batismos
juntos, que contribui no aperfeiçoamento do cristão, nas três fases bíblicas de
sua vida:
a) -O batismo nas águas: Sepultamento da velha
criatura e nascimento da Nova.
b)-O Batismo no Espírito
Santo: Revestimento,
unção para o crescimento espiritual da nova criatura.
c)- O batismo de fogo: Maturidade para o cristão,
depois da provação.
“E não
somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência.”
Rom 5:3
“Quem nos
separará do amor de Cristo? A
tribulação, ou a angústia,
ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Rom 8:35
5 -As consistências
destes três batismos:
a)-O
batismo nas águas, é cumprido PELA FÉ.
“E disse-lhes: Ide por
todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.
quem
crer e for batizado será salvo; mas quem
não crer será condenado.” Mc.16:15-16.
2)-O
batismo do Espírito, é cumprido PELA OBEDIÊNCIA DA FÉ.
“E nós
somos testemunhas acerca destas palavras, nós e o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
At. 5:32.
3)-O
batismo de fogo, é cumprido pela PROVA DA FÉ.
“Para que a prova da vossa fé, muito mais
preciosa do que o ouro que perece e é PROVADO
PELO FOGO, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus
Cristo.” 1Pe. 1:7 – Tg. 1:3.
“Bem
aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o
Senhor tem prometido aos que o amam.” Tg. 1:12.
Conforme
vimos, quanto à sua consistência existem TRÊS BATISMOS DIFERENTES; no entanto,
quanto ao seu objetivo no aperfeiçoamento do cristão, culmina em UM ÚNICO
BATISMO: O DA BOA CONSCIÊNCIA PARA COM
DEUS.
“Que
também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do
despojamento da imundícia da carne, MAS DA INDAGAÇÃO DE UMA BOA CONSCIÊNCIA
PARA COM DEUS, pela ressurreição de Jesus Cristo.” 1Pe. 3:21.
Paulo
arremata este assunto, dizendo:
“Pelo que,
deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até À PERFEIÇÃO, não
lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
E da DOUTRINA DOS BATISMOS, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e
do juízo eterno.” Hb. 6:2.
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O
REBATISMO É BÍBLICO???
Por:
Jaime D. Silva e Júlio C. Albach
Não,
O REBATISMO tem sido um prato cheio para pessoas mal intencionadas arrebanhar
membros de outras denominações. Essa foi mais uma heresia que partiu da interpretação forçada de algumas seitas (Tabernáculo
da fé – Adventistas do Sétimo Dia, Congregação Cristã, etc...), as quais usam
um ÚNICO VERSÍCULO BÍBLICO (At. 19:5), para ensinar esse dogma aos leigos
que aceitam a sua pregação.
Se um cristão de outra denominação evangélica/cristã, for levado a congregar
numa dessas seitas; necessariamente terão que se REBATIZAR. Pois, seus líderes
ao longo do tempo, fizeram do REBATISMO mais um dogma, baseando-se
principalmente nas passagens de Atos dos Apóstolos, que diz:
“E sucedeu que, enquanto
Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores,
chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes: Recebestes
vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda
ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes então: Em
que sois batizados então? E eles disseram: NO BATISMO DE JOÃO.
Mas Paulo disse:
Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo QUE
CRESSE NO QUE APÓS ELE HAVIA DE VIR, ISTO É, EM JESUS CRISTO.
E os que ouviram FORAM
BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS.
E, impondo-lhes Paulo as
mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
E estes eram, ao todo,
uns doze varões.” At. 19:2-7
No
verso (1), Paulo chega a Éfeso, e acha ali alguns discípulos.
Verso
(2), o assunto inicial de Paulo com eles: Era saber se já haviam sidos BATIZADOS
NO ESPÍRITO SANTO. Então disseram eles, que nem sabia que havia Espírito Santo.
Verso
(3). Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: NO
BATISMO DE JOÃO.
Verso
(4). Mas Paulo disse: CERTAMENTE JOÃO BATIZOU COM O BATISMO DO ARREPENDIMENTO,
dizendo ao povo QUE CRESSE NO QUE APÓS ELE HAVIA DE VIR, ISTO É, EM JESUS
CRISTO.
Verso
(5). E os que ouviram FORAM BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS.
Este
é o verso preferido das seitas do REBATISMO, para confundir os leigos, eles separam
o batismo de João Batista, do batismo dos discípulos do Senhor, como se
houvesse dois batismos diferentes: DOIS NAS ÁGUAS E DOIS NO NOME DE JESUS.
Graças
a essa manobra, eles invalidam por conta própria o batismo de João Batista, focando
exatamente no batismo dos discípulos do Senhor, como se João batizasse com areia
e não COM ÁGUA. Como se ele batizasse no seu próprio nome, E NÃO NO NOME DE JESUS
CRISTO. Como que, se a consistência do batismo de João, servisse apenas para
lembrar pecados, e não PARA ARREPENDIMENTO DOS PECADOS.
Portanto,
graças às bitolas colocadas pelas lideranças dessas seitas, A PALAVRA DE DEUS têm
sido vituperada nesses ambientes, até ao dia do juízo e da perdição dos homens
impios.
Embora
ainda haja tempo de arrependimento, seus líderes não querem enxergar a verdade
de forma alguma, ou por ignorância ou por conveniência, preferindo permanecer
no seu engano.
-Doze razões bíblicas porque o batismo de João, era o mesmo ensinado por Jesus:
1
-Qual era a missão de João Batista?
R:
Preparar o caminho de Jesus.
“Segundo o que está
escrito no livro do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor;
endireitai as suas veredas.” Lc. 3:4.
2
-Qual era a missão dos discípulos?
R:
Ser testemunhas de Jesus.
“...E ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém
como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” At. 1:8.
3
-O batismo de João era do céu ou dos homens?
R:
Do céu. Mt. 21:25-27.
“E eu não o conhecia,
mas o que me mandou a batizar com
água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre
ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” Jo. 1:33
4
- O batismo dos discípulos era do céu ou dos homens?
R:
Era também do céu. Jo. 3:31.
“Portanto ide, ensinai
todas as nações, BATIZANDO-AS (EM NOME) DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO
SANTO.”
Ensinando-as a guardar
todas as coisas que eu vos tenho mandado; eis que estou convosco todos os dias,
até à consumação dos séculos. Amém. Mt. 28:19-20.
5
-Qual o reino que João anunciava?
R:
O reino dos céus.
“Naqueles
dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia.
E dizendo: Arrependei-vos,
porque é chegado o reino dos céus.”
Mt. 3:1-2.
6
-Qual o reino Jesus e os discípulos também anunciavam?
R:
O mesmo reino dos céus.
“Desde então começou
Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos,
porque é chegado o reino dos céus.” Mt. 4:17
7
-Qual é o nome do batismo nas águas de João?
R:
O batismo do arrependimento.
“Apareceu João batizando
no deserto, e pregando o batismo do
arrependimento, para remisão dos pecados.” Mc. 1:4 – Lc. 3:3
“Tendo PRIMEIRAMENTE
João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo d’Israel O BATISMO DO
ARREPENDIMENTO.” At. 13:24.
8
-Qual O BATISMO Pedro pregou também, antes e depois do Pentecostes?
R:
O mesmo batismo nas águas, pregado por João: o do arrependimento e perdão dos
pecados.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós
seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o
dom do Espírito Santo”. Atos. 2:38
9
-Qual nome João manifestava e batizava os israelitas?
R:
O nome de Jesus. (em aramaico YESHUA, em Hebraico YEHÔSHUA).
“E eu não o conhecia;
mas, para que ele fosse manifestado a
Israel, vim eu, por isso, batizando
com água.” Jo.1:31.
“...Dizendo ao povo que cresse no que após ele (João
Batista) havia de vir, isto é, em
Jesus Cristo. Atos 19:4
10
-Qual o nome que Pedro manifestava e batizava também os israelitas e gentios?
R:
O mesmo nome de Jesus.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos
e cada um de vós seja batizado em
nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; e recebereis o dom do
Espírito Santo.” At. 2:38
“Respondeu então Pedro:
Pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também
receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem
batizados em nome do Senhor.
Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.” At. 10:47-48.
11
-Qual batismo que os discípulos esperavam, naqueles dias?
R:
O segundo batismo: o do ESPÍRITO SANTO.
“Porque, na verdade,
João batizou com água, mas vós sereis
batizados com o Espírito Santo; não muito depois daqueles dias.” At.
1:5.
12
-Somente o batismo nas águas em nome de Jesus, garantiu o segundo batismo, o do
Espírito Santo?
R:
Não, o E.S. além de não ter sido derramado ainda, deveria ser dado pela OBEDIÊNCIA DA FÉ (At.
5:32), conforme o exemplo
do Pentecostes:
Lá, haviam quase 500 irmãos que viram Jesus subir do Monte das Oliveiras, e todos já tinham sidos batizados antes no batismo do arrependimento no nome do Senhor, sem no entanto serem batizados ainda no E.S. Portanto, deveriam esperar no cenáculo em Jerusalém, o cumprimento da promessa do Senhor; dos quais, somente quase 120 irmãos, receberam o batismo no Espírito Santo, pelo fator: OBEDIÊNCIA.
Voltando agora para atos 19:4-5:
do Pentecostes:
Lá, haviam quase 500 irmãos que viram Jesus subir do Monte das Oliveiras, e todos já tinham sidos batizados antes no batismo do arrependimento no nome do Senhor, sem no entanto serem batizados ainda no E.S. Portanto, deveriam esperar no cenáculo em Jerusalém, o cumprimento da promessa do Senhor; dos quais, somente quase 120 irmãos, receberam o batismo no Espírito Santo, pelo fator: OBEDIÊNCIA.
Atos 2:
1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam
todos concordemente no mesmo lugar;
2 E de repente veio do céu um som, como de um
vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas,
como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e
começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que
falassem”. Voltando agora para atos 19:4-5:
Quando
Paulo soube que aqueles discípulos já haviam sidos batizados nas águas, não OS
BATIZOU NOVAMENTE, por que conhecia muito bem as razões apresentadas acima; ou
seja:
Os
que ouviram a sua pregação, já haviam sidos BATIZADOS (ANTES) por João Batista,
nas águas e em nome de Jesus, conforme ele mesmo disse:
“E os que ouviram FORAM BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS.”
(v.5).
"Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido: mas somente eram batizados em nome de Jesus.” Atos 8:15 a 16
Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido: mas somente eram batizados em nome de Jesus.” Atos 8:15 a 16
Portanto, para os 12 discípulos de Éfeso, houve a mesma necessidade da intercessão dos Apóstolos, através de imposição de mãos, sobre aqueles discípulos.
“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo;
e falavam línguas e profetizavam.
E estes eram, ao todo,
uns doze varões.” At. 19:6-7
A primeira manobra das
seitas do rebatismo:
Aqui
as seitas do REBATISMO aplicam a frase: “...FORAM BATIZADOS...” como se o fato
tivesse acontecido naquele momento,
o que não procede, pois a Palavra de Deus é espiritual, e nem sempre pode ser
conjugada no seu tempo presente. Confira:
Isaías
profetizou sobre o nascimento de Cristo, usando o tempo presente do verbo, como se aquele acontecimento,
tivesse ocorrido “NAQUELE MOMENTO”.
No
entanto, a história bíblica testifica, que o Messias nasceu quase 8 séculos
depois do ministério de Isaías.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu...” Is. 9:6
A
segunda manobra das seitas do rebatismo:
Eles
ensinam que aquele que foi batizado em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo
deverá ser REBATIZADO, pois afirmam que tal batismo é inválido, pelo fato de:
Pai, Filho e Espírito Santo, segundo eles, não ser nomes, mas TÍTULOS.
Cinco erros graves na
interpretação do rebatismo:
1º
-Eles querem fazer uma doutrina DIRETA em cima de um único versículo e indireto (At.
19:5); esquecendo que A LETRA, “MATA” (2Co. 3:6); conforme vimos acima, para
se ter um entendimento melhor do texto, necessita-se conhecer as demais
Escrituras.
2º
-Eles não podem apresentar escriturísticamente passagem alguma de REBATISMO tanto na lei e os profetas, quanto no Evangelho.
Mesmo porque, Jesus jamais batizou ou mandou batizar novamente os dois discípulos de João (um era André, irmão de Simão Pedro), que entraram p/ seu Ministério. Jo.1:35...
Mesmo porque, Jesus jamais batizou ou mandou batizar novamente os dois discípulos de João (um era André, irmão de Simão Pedro), que entraram p/ seu Ministério. Jo.1:35...
3º
-Ao querer implantar a todo custo, UM REBATISMO por conta própria, acrescentam
às Escrituras colocando UM QUARTO BATISMO: dois
nas águas, e dois no nome de Jesus.
Enquanto
que a Palavra afirma desde o princípio, que são apenas TRÊS BATISMOS, os quais
culminam em UM SÓ, para o aperfeiçoamento do homem espiritual.
4º
-Ao querer anular o batismo de João, e validar o batismo dos Apóstolos, as
seitas do rebatismo, incorrem em outro
grave erro: tem que admitir diretamente que, um batismo foi inútil e outro é
útil, mesmo possuíndo os mesmos elementos: FÉ, ÁGUA E O NOME DE JESUS.
Ou
seja: O batismo de João, mesmo em nome de Jesus, não teve poder para perdoar os
pecados, portanto foi inútil (misericórdia!!!).
Já
o batismo dos discípulos do Senhor, O MESMO NOME DE JESUS, tem poder para tal.
5º
-Além de querer tentar anular a própria Palavra de Deus, interpretando que: Pai, Filho e Espírito Santo, são TÍTULOS; ainda por cima,
querem fazer o Senhor Jesus de mentiroso; quando o próprio afirmou em Mateus,
que SÃO SIM, NOMES.
“Portanto ide, ensinai
todas as nações, BATIZANDO-AS (EM NOME) DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO
SANTO.” Mt. 28:19.
A quem devemos dar
crédito?
Na
Santa Palavra do Senhor Jesus, no Mestre dos mestres, aquele que é perfeito,
imaculado e que nunca falhou; ou na palavra das seitas do REBATISMO formuladas
por homens mortais, pecadores, limitados de mentes fermentadas que se apoiam em
interpretações, baseadas em dicionários fracos e pobres, para tentar legitimar
as suas doutrinas anti-bíblicas.
“E também houve entre o
povo falsos profetas, COMO ENTRE VÓS
HAVERÁ TAMBÉM FALSOS DOUTORES, que introduzirão encobertamente heresias de
perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos
repentina perdição.” 2Pe. 2:1
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