O LAVA PÉS DO EVANGELHO

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada". Jo.14:23

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

 "Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
Levantou-se da ceia, tirou os vestidos, e, tomando a toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, E COMEÇOU A LAVAR OS PÉS AOS DISCÍPULOS, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido." Jo. 13:3-5

Este tema nem é polêmico para a minoria das denominações Evang/Cristãs de nossos dias, as que procuram cumprir o Evangelho de Cristo nos seus mínimos detalhes. Todavia, a maioria delas, não tem aceitado essa prática em seu meio, mostrando claramente a posição de rebeldia e soberba de seus líderes, que tiram o corpo fora de humilhação. Para isso, apresentam várias desculpas, e entre elas: “Isso era costume antigo!”

COSTUME ANTIGO?
De fato o Lava pés era costume antigo, mas primeiro precisamos saber diferenciar “o costume antigo" praticado pelos israelitas no V.T. do "Mandamento de Cristo praticado pela Igreja Primitiva” no N.T.

O COSTUME ANTIGO consistia no ato humilde do “SERVO OU SERVA” israelita, lavar os pés de seu senhor ou de convidados antes das refeições ou antes de dormir. Este costume permaneceu entre o povo de Deus, de Abraão até Cristo. Lc. 7:44 - I Tm. 5:10.
"E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça nos teus olho, rogo-te que não passes de teu servo.
Traga-se agora um bocado de água E LAVAI OS VOSSOS PÉS, e recostai-vos debaixo desta árvore". Gn. 18:3-4.

O MANDAMENTO DO EVANGELHO:

“Ora se EU, SENHOR E MESTRE, VOS LAVEI OS PÉS, VÓS DEVEIS TAMBÉM LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS. Jo. 13:14

Já no Evangelho, Cristo mudou este ato, o costume passou a ser MANDAMENTO, invertendo as posições:
-Ao invés de "antes das ceias"; agora é "DEPOIS" DA SANTA CEIA". Jo. 13:2.
-Ao invés dos servos, agora são "OS MESTRES E SENHORES" (a liderança da Igreja), quem devem lavar os pés de seus servos na Santa Ceia, como sinal de humildade dos mesmos. Isso, deveria continuar como prática nas Igrejas cristãs até hoje, em cumprimento há um dos pilares da justiça do Evangelho.
“...O MAIOR SERVIRÁ O MENOR.” Rm. 9:12 – Mt. 22:24-27

“Ora se EU, SENHOR E MESTRE, VOS LAVEI OS PÉS, VÓS DEVEIS TAMBÉM LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS. Jo. 13:14

A DESCULPA DAS LIDERANÇAS CRISTÃS:
As lideranças Cristãs rebatem dizendo, que nos dias de hoje seria difícil cumprir tal ritual numa Igreja de mil almas em diante; porém, porque de igual forma, não é difícil de recolher na igreja, as ofertas e dízimos de mil almas em diante?

Conforme vimos, este mandamento no Evangelho foi direcionado (principalmente) para A LIDERANÇA DA IGREJA (os mestres, Doutores, senhores etc...). Com boa vontade, não seria nada difícil para UM LÍDER de uma denominação grande, escolher e lavar os pés de DOZE SERVOS na ocasião da Santa Ceia, demonstrando com isto, sua humildade diante da Igreja, cumprindo assim, o mandato do Senhor.
Aliás, a Santa Ceia sem “O LAVA PÉS”, além de constituir numa distorção das Escrituras, também visa “anular” "A MEMÓRIA DA HUMILDADE DO SENHOR”, como parte dessa celebração. Lc. 22:19.

Portanto, em nome da má vontade e conveniência da maioria dos sistemas Teológicos cristãos, fica mais fácil apresentar uma desculpa qualquer, do que honrar o exemplo de Cristo ensinado no seu evangelho.
"Porque EU VOS DEI O EXEMPLO, para que, COMO EU VOS FIZ, FAÇAIS VÓS TAMBÉM.
"Se sabeis estas coisas, BEM-AVENTURADOS SOIS SE AS FIZERDES".” Jo. 13:15 e 17


COMPLEMENTO DO LAVA PÉS:

A cerimônia do lava pés na Igreja, foi instituída por Cristo através do seu Evangelho, cujo significado simboliza a lavagem pela Palavra do corpo espiritual do Cristão, e coletivamente da sua Igreja.
"Vos maridos, amai vossas mulheres, COMO TAMBÉM CRISTO AMOU A IGREJA, e a si mesmo se entregou por ela.
Para a santificar, PURIFICANDO-A COM A LAVAGEM DA ÁGUA, (PELA PALAVRA). Ef. 5:25-26.

"Santifica-os na verdade: (A TUA PALAVRA) É A VERDADE". Jo. 17:17.

-A simbologia do lava pés, aconteceu na mesma noite da Santa Ceia, portanto, o mesmo é também, MEMORÁVEL A HUMILDADE DO SENHOR para com os seus. Lc. 22:19

-A simbologia do lava pés, não é mais costume dos israelitas do V.T. mas MANDAMENTO DE CRISTO PARA A IGREJA NO N.T. Jo. 13:15 e 17


CINCO RAZÕES BÍBLICAS PORQUE JESUS NÃO LAVOU OS PÉS DE JUDAS:
 1). Jesus lavou os pés somente dos 11 discípulos que tinha parte com Ele.
"Levantou-se da ceia, tirou os vestidos, e, tomando a toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, E COMEÇOU A LAVAR OS PÉS AOS DISCÍPULOS, e enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido." Jo. 13:4-5

"Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás: SE EU TE NÃO LAVAR, "NÃO TENS PARTE COMIGO." Jo. 13:8

Por essa razão, o Senhor não lavou os pés de Judas, pois este não tinha parte com ele, se isso acontecesse ele teria parte também na salvação com os demais discípulos.
Judas, seria justificado também do seu pecado, como os demais discípulos. Se isso acontecesse, Judas não teria se perdido, e não se cumpriria a Escritura, abaixo:
"...Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, SENÃO O FILHO DA PERDIÇÃO, para que A ESCRITURA SE CUMPRISSE". Jo. 17:12

2). Jesus ao lavar os pés dos (11) discípulos, somente completou a obra, sobre aqueles que já haviam sidos "lavados antes".
"Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: AQUELE QUE ESTÁ LAVADO não necessita de lavar SENÃO OS PÉS, pois no mais todo está limpo, ORA VÓS ESTAIS LIMPOS (os 11), mas (não todos)." Jo. 13:9-10

3). Judas era o único discípulo, que não estava limpo, ao contrário dos demais discípulos, ele não tinha purificado seu corpo (antes). Portanto, lavar somente os pés seria inútil, não limparia seu corpo espiritual imundo.
"Porque BEM SABIA ELE QUEM O HAVIA DE TRAIR; por isso disse: (NEM TODOS ESTAIS LIMPOS). Jo. 13:11.

4). Judas não havia sido escolhido, nem para a salvação, e nem para o lava pés.
"Não falo de todos vós; EU BEM SEI OS QUE TENHO ESCOLHIDO (os 11); mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar". Jo. 13:18

5). Se Jesus lavasse os pés de Judas, Ele estaria caindo na armadilha de Satanás, aceitando a mesma proposta anterior, feita no deserto:
"...SE, PROSTADO, ME ADORARDES." Mt. 4:9.

Se o fizesse, indiretamente estaria dobrando-se aos pés do diabo, pois Judas era um diabo. "...E um de vós É UM DIABO". Jo. 6:70.

NOSSA ESPERANÇA:
Rogamos ao Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que conceda aos que estão em eminência nas Igrejas, mais fidelidade com a sua Palavra.

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei (de Cristo), sem que tudo seja cumprido." Mt. 5:18


Jaime e Júlio

17 comentários:

  1. Ótimo site. Parabéns ......
    Lahanna kathilla Alves dos Santos 14 anos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom que a Graças de Deus esteja com vosco . Lahanna Kathilla Alves dos Santos 14 anos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, essa mensagem me convenceu

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz Gilmon,

    Convenceu, por que o irmão deu ouvidos, não às desculpas Teológicas, mas à voz do Espírito Santo.

    Deus te abençoe...
    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  5. Irmao, eu creio que Jesus lavou os pés de judas , pra demonstrar o amor que ele tem pelas pessoas, mesmo que judas fosse o traidor , jesus ainda o chamou de amigo , e o lava pés foi antes da ceia , antes da refeiçao, "ceia " do Senhor ,logo por que ainda n tinha novo testamento no tempo de Cristo, e os custumes judeus ainda era o mesmo , antes das refeiçoes, se Jesus nao lavassem os pés de Judas ele teria feito acepcao de pessoa, o que Jesus fez , foi so p ficar de exemplo aonde nós temos que ajudar uns aos outros, servir uns aos outros ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Eliesio,

      Obrigado pela tua participação, mas irmão errou em suas conclusões em seis pontos:
      1-rmao, eu creio que Jesus lavou os pés de judas , pra demonstrar o amor que ele tem pelas pessoas, mesmo que judas fosse o traidor , jesus ainda o chamou de amigo...
      ---------------------

      Jesus, não chamava somente Judas de amigo, mas também os escribas e fariseus, por uma questão de educação; e não porque eles eram amigos dos Senhor.
      Porventura será que o Senhor iria se contradizer? Pois Ele mesmo disse que “seus amigos” são aqueles que fazem sua vontade (Jo. 15:14).
      ---------------------

      2- ...e o lava pés foi antes da ceia , antes da refeiçao, "ceia " do Senhor...
      ---------------------

      Amigo, Jesus não lavou os pés dos discípulos “ANTES” como vc. colocou erroneamente, mas, “DEPOIS DA CEIA”. Vc. não leu João 13:2? “E acabada a ceia...”.
      ---------------------

      ...3logo por que ainda n tinha novo testamento no tempo de Cristo...
      ---------------------

      Nos dias de Jesus, não tinha o Novo Testamento registrado no cânon bíblico, porém, os feitos e a mensagem de Jesus, eram divulgadas entre a multidão (chegando até na Grécia), as quais eram escritas diariamente, por Mateus, Marcos e João; apenas Lucas, veio escrever mais tarde seu Evangelho (Atos 1:1).
      Aliás, já na ocasião do nascimento do Messias, o anjo, já anunciava aos pastores do campo “AS NOVAS DE GRANDE ALEGRIA”. Luc. 2:10. Se era NOVAS, porque vc. quer continuar anunciando as velhas?
      ---------------------

      4-...e os custumes judeus ainda era o mesmo, antes das refeições...
      ---------------------

      Costume dos Judeus sim... do Evangelho “NÃO!
      O irmão precisa conhecer melhor o Evangelho que quer ensinar. Se conhecesse, saberia também que Jesus, se manifestou-se exatamente para contrariar “os costumes dos Judeus”. Por isso, que Ele mudou o ritual do lava pés: Para depois da ceia, e ao invés de obrigação dos servos, obrigação agora dos senhores (Liderança da Igreja).

      “E Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e
      elevação de muitos em Israel, E PARA SINAL QUE É CONTRADITADO”. Luc. 2:34.
      ---------------------

      5-...se Jesus nao lavassem os pés de Judas ele teria feito acepcao de pessoa, o que Jesus fez...
      ---------------------

      Pura opinião tua. Neste caso também, Jesus teria feito acepção de pessoas ao mandar os discípulos pregar o Evangelho, somente aos israelitas, e não também, aos samaritanos??? (Mat. 10:5-6).
      ---------------------

      6-...foi so p ficar de exemplo aonde nós temos que ajudar uns aos outros, servir uns aos outros...
      ---------------------

      Há tá... Se é exemplo, por que 2.000 anos depois, a maioria das Igrejas se recusam a cumpri-lo?
      “Ora se eu, Senhor e mestre, vos lavei os pés, VÓS DEVEIS TAMBÉM LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS. Jo. 13:14.

      Desculpe-nos, mas a teologia que te ensinou, faz parte do mesmo segmento daquelas que crucificou o Messias; e quem as seguem, resistindo a verdade, se não se converterem, segundo a Escritura terão um destino trágico.

      “Mas a indignação e ira aos que são contenciosos; e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade”. Rom. 2:8.

      Excluir
    2. Muito bem explicado dentro do contexto bíblico .Parabéns

      Excluir
    3. Muito bom vc explicou tudo dentro do contexto bíblico os 6 pontos de erros da conclusão do irmão.Mas muito bom nos ensinar-vos uns ao outro .

      Excluir
    4. Obrigado! Quanto aos seis erros meus (???); somente posso aceitá-los se vc. os apresentar ladeados seis vezes pelas Escrituras, contrariando o mesmo assunto. Até lá, considero a tua colocação, como mais uma dentre as tantas opiniões particulares, peculiar ao livre arbítrio dado por Deus às suas criaturas.

      Jaime e Júlio.

      Excluir
  6. Muito profundo este estudo referente este assunto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão anônimo,

      Toda a Palavra de Deus, sendo espiritual (Rom. 7:14); é profunda, e amplíssima (Sal. 119:86); cabe na nós, aceitá-la ou não!

      Excluir
  7. gostei muito do estudo,que o SENHOR continue abençoando o irmão

    ResponderExcluir
  8. Precisa avisar Paulo, ele orientou errado na carta aos Coríntios, esqueceu de falar de lavar os pés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avisar não somente a Paulo, mas o restante dos discípulos do Senhor que também, não escreveram sobre o lava pés; por ser um costume conhecido por todos os Judeus.do A.T.. Coisa fácil de ser cumprida ao contrário (do Senhor para o servo) uma vez por anos na Santa Ceia.

      Excluir
  9. Se o lava pés foi depois da ceia Jesus não lavou os pés de judas pq judas saiu antes de terminar a ceia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elementar, meu caro Odson!
      É o que eu tento colocar na cabeça de certos (cristãos), que preferem honrar a tradição religiosa, para pisar no Evangelho de Cristo!

      Excluir